Tóquio 2020: seleção masculina de futebol se sagra bicampeã, vôlei masculino termina em quarto e as meninas ficam a prata, última medalha do Time Brasil
Neste sábado, o Brasil disputou três medalhas em esportes coletivos que definiram a posição do país no ranking dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O futebol masculino jogou pelo título contra a Espanha, e conquistou o Ouro; o vôlei masculino disputou a medalha de bronze contra a Argentina de madrugada, à 1h30, mas ficou em quarto; e também na madrugada, mas já no domingo, o vôlei feminino teve uma dura batalha contra os Estados Unidos pela medalha de ouro, mas terminaram com a medalha de prata. A melhor participação do Brasil na história das Olimpíadas. O Time Brasil fecha sua participação com 21 medalhas, um recorde – o melhor desempenho até então haviam sido os 19 pódios no Rio 2016. Os brasileiros conseguiram 7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes no Japão.
A seleção feminina de vôlei conquistou a última medalha do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. O time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães ficou com a prata após ser derrotado na final pelos Estados Unidos, neste domingo, 8, por 3 sets a 0, com parciais de 25/21, 25/20 e 25/14. A Sérvia terminou com o bronze. Este ano, foi um marco para a campanha das mulheres em Tóquio, elas conquistaram 3 ouros, 4 pratas e 2 bronzes femininos em solo japonês.
“Gostaria de estar no lugar mais alto do pódio, mas hoje não jogamos bem e tivemos muitas dificuldades. Tenho que agradecer todo esse grupo pela entrega e dedicação ao longo de toda nossa preparação”, mesmo lamentando a derrota, o treinador destacou a dedicação do grupo brasileiro.
Já a seleção brasileira masculina de vôlei terminou na quarta colocação. Na tarde deste sábado no Japão (madrugada no Brasil), a equipe do técnico Renan Dal Zotto foi derrotada pela Argentina, por 3 sets a 2, parciais de 23/25, 25/20, 25/20, 17/25 e 12/15, em 2h17 de partida, na Ariake Arena.
“Eu vivi essa experiência em Seul 1988 como jogador contra a mesma Argentina. Naquela época, enfrentamos o jogo de forma diferente. E hoje eu posso garantir que houve um empenho de todos nessas últimas 48 horas. Todo mundo sabia da importância dessa medalha e queria demais. Os jogadores se entregaram ao máximo na partida. Mas tem os méritos da Argentina, que fez um grande jogo e nós ficamos devendo. Muitos altos e baixos durante a partida. Ficamos muito frustrados pois foi um sacrifício enorme para todos estarem aqui”, afirmou Renan.
No futebol masculino, o Brasil repetiu a Rio 2016, se sagrou bicampeão de futebol, e ainda garantiu ao Time Brasil a sétima medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com gols de Matheus Cunha e Malcom, este último na prorrogação, a seleção derrotou a Espanha por 2 a 1 e conquistou o bicampeonato olímpico. Apesar do pênalti perdido, Richarlison terminou a competição como artilheiro: cinco gols em seis jogos. A decisão foi realizada no estádio de Yokohama, palco de outra grande conquista da seleção brasileira: o pentacampeonato mundial em 2002.
“Na campanha se a gente pensar em jogos oficiais não perdemos nenhum jogo nem no pré-olímpico nem aqui, saímos invictos, coroando com uma vitória sobre uma seleção extremamente competente, uma escola que eu admiro muito, e batendo também a Alemanha, batemos dois europeus. E aqui uma campanha, se não impecável, para a qual se tem que dar muitos méritos. E para coroar fizemos o jogo que tínhamos que fazer, de controlar o espaço, contra-atacar rápido. Com certeza, com mais tempo para treinar, eu acho que o controle também seria nosso, gosto muito de ter o controle, de ter a bola, mas isso requer treino, entrosamento e aí eles acabam colhendo o fato de essa ser a escola deles desde juvenis. Então nos restou jogar muito fechados e explorando os momentos em que pudéssemos ser ofensivo”, disse o técnico André Jardine.
De acordo com as análises da Betfair.net, o Brasil era favorito em dois desses jogos. No futebol, a equipe do capitão Daniel Alves tinha leve vantagem sobre a Espanha. A probabilidade do bicampeonato brasileiro era de 54%, contra 46% de chances de título dos espanhóis. A disputa pelo ouro no vôlei feminino também não era fácil, e o adversário levava uma pequena vantagem: os Estados Unidos tinham 55% de chance de vitória, segundo a Betfair.net, enquanto a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães aparecia com 45% de probabilidade de vitória. E a partida que definiria o ganhador da medalha de bronze no vôlei masculino seria mais tranquila para o Brasil. Mas não foi isso que aconteceu. A equipe brasileira que a probabilidade probabilidade de vitória brasileira era de 81%, de acordo com a análise da Betfair.net, os hermanos, que de apenas 19% de chance, surpreenderam e conquistarem a medalha.
Fontes:
Sherlock Communications
Seleção feminina de vôlei conquista a medalha de prata em Tóquio 2020 (cob.org.br)
Seleção brasileira masculina de vôlei fica em quarto lugar nos Jogos Olímpicos (cob.org.br)
Brasil repete Rio 2016, é bicampeão de futebol e chega a 7 medalhas de ouro em Tóquio (cob.org.br)