“Brincadeira de Criança?”, a skatista Rayssa Leal fatura a Prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Estreando nas Olimpíadas, aos 13 anos de idade, a brasileira, conhecida como “Fadinha do Skate”, carimba sua marca em Tóquio

 

Rayssa Leal, medalhista de prata durante cerimônia de premiação.
Foto: Wander Roberto/COB

Mais uma vez o skate brasileiro deixou sua marca em sua estreia no programa olímpico. Nesta segunda, a skatista Rayssa Leal, com apenas 13 anos, entrou para história olímpica ao conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A “Fadinha”, como é conhecida, foi a atleta mais nova a ganhar uma medalha e chorou muito com o feito. A maranhense, não se intimidou diante das adversárias e brincou no Ariake Urban Sports Park, com manobras espetaculares, faturando a segunda medalha do skate brasileiro, em Tóquio, e a terceira, no geral. 

 

“Não caiu a ficha ainda. Poder representar o Brasil e ser uma das mais novas a ganhar uma medalha. Eu estou muito feliz, esse dia vai ser marcado na história. Eu tento ao máximo me divertir porque eu tenho certeza de se divertindo as coisas fluem, deixa acontecer naturalmente, se divertindo”, afirmou o atleta, que cativou o público brincando, dançando, aplaudindo as manobras das adversárias e se divertindo enquanto competia contra as melhores do mundo na final em Tóquio.

 

Leticia Bufoni. Foto: Wander Roberto/COB

O Brasil classificou três atletas para a primeira final do skate olímpico. Pâmela Rosa se apresentou na terceira bateria. Ela somou 10.06 pontos e, por ter errado três de cinco manobras, acabou ficando fora da final. Terminou em décimo lugar. Letícia Bufoni e Rayssa Leal entraram na pista, na quarta e última bateria. Letícia marcou 10.91, mas terminou na nona colocação. Na disputa que decidiu a medalha, Rayssa atingiu 14,64 e foi superada apenas pela japonesa Nishiya Momiji, com 15s26. Outra atleta da casa, Funa Nakayama fez 14,49 e ficou com o bronze. 

 

 

Rayssa Leal. Foto: Wander Roberto/COB

Conhecida como “A fadinha do skate“,  apelido que ganhou após ter seu vídeo viralizado na internet aos oito anos de idade fazendo manobras de skate fantasiada de fada, Jhulia Rayssa Mendes Leal, mais conhecida como Rayssa Leal, nasceu e mora em Imperatriz, no interior do Maranhão. Aos 13 anos, ela, que começou a treinar aos 6 anos, após receber um skate de aniversário do pai, Haroldo, alterna os estudos com os treinamentos.

Rayssa , que se tornou a atleta mais jovem a subir ao pódio na história olímpica, competiu no Street League Skateboarding Championship – Londres 2019, ficou em terceiro lugar com uma pontuação de 26,0, terminando acima de Alexis Sablone, Letícia Bufoni e outros skatistas, mas atrás da brasileira Pâmela Rosa e da australiana Hayley Wilson. Em julho de 2019, faturou o primeiro lugar no Street League Skateboarding Championship – Los Angeles, liderando o pódio à frente de Pamela Rosa e Alana Smith. “A fadinha do skate” ganhou um quarto lugar por sua primeira aparição nos X Games. Tornou-se a medalhista mais jovem da delegação brasileira ao conquistar medalha de prata na modalidade street dos Jogos Olímpicos de Tokyo.

 

 

Fontes:

Brincando, Rayssa Leal se torna a medalhista mais nova do Brasil na história (cob.org.br)

Rayssa Leal – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *