Programação do À La Carte tem “Suspeita” de Hitchcock e documentário de Alain Resnais sobre o Holocausto

Filme Noite de Neblina, de Alain Resnais
Foto: Divulgação

O Belas Arte À La Carte traz quatro filmes imperdíveis, um festival e uma novidade! Entre os destaques das estreias que chegam ao catálogo do streaming, na quinta-feira 20 de maio, está “Suspeita” (1941), do Mestre do Suspense Alfred Hitchcock; longa que completa 80 anos em 2021; e “Noite e Neblina” (1956), do diretor francês Alain Resnais, um dos primeiros documentários a abordar o Holocausto abertamente. Os outros dois longas são “Na trilha do sol” (1996), último longa-metragem dirigido por Michael Cimino (1939–2016), diretor da obra-prima “O Franco Atirador” (1978); e a comédia “O Tango do Ciúme” (1981), de Steno, com Monica Vitti no elenco.

Completam a programação, a Retrospectiva Festival Finos Filmes, que acontece entre os dias 20 de maio a 9 de junho, com sete curtas-metragens que se destacaram nos últimos festivais; e uma novidade: o Cine Clube Italiano, que na primeira edição exibe gratuitamente o filme, inédito, “O que será?” que fica em cartaz até o dia 27 de maio. Realizado em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, a programação também traz um bate-papo online, realizado no dia 26 de maio, às 18h30.

 

Confira abaixo as sinopses dos filmes:

ESTREIAS – 20 DE MAIO

SUSPEITA (Suspicion)

EUA, 1941, Noir, 99min, 16 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Cary Grant, Joan Fontaine, Cedric Hardwicke

Suspeita
Foto: Divulgação

Sinopse: Uma jovem herdeira tímida se casa com um cavalheiro charmoso e logo começa a suspeitar que ele está planejando assassiná-la.

Curiosidades: “Suspeita” foi o primeiro de Alfred Hitchcock estrelado por Cary Grant, uma parceria que viria a se repetir em mais três sucessos: “Interlúdio” (1946), “Ladrão de Casaca” (1955) e “Intriga Internacional” (1959). Ao ler o romance “Before the Fact”, de Francis Iles, Joan Fontaine gostou tanto da personagem Lina que enviou a Alfred Hitchcock uma mensagem se oferecendo para interpretar de graça o papel no filme. Joan Fontaine, que já havia trabalhado com Alfred Hitchcock em “Rebecca, a Mulher Inesquecível” (1940), ganhou o Oscar pela sua atuação em “Suspeita”, passando a ser a única atriz dirigida por Hitchcock a vencer o prêmio.

 

 

NOITE E NEBLINA (Nuit et brouillard)

França, 1956, Documentário, 36min, 18 anos

Direção: Alain Resnais

Noite e Neblina
Foto: Divulgação

Sinopse: Realizado em 1955 sob encomenda do Comitê da História da Segunda Guerra Mundial, o filme apresenta um perturbador registro dos locais em que até pouco tempo antes funcionavam os campos de concentração nazistas. Acompanhando as imagens do pós e da guerra, a narração de um texto do poeta francês Jean Cayrol, um sobrevivente.

Curiosidades: “Noite e Neblina”, um dos primeiros documentários a abordar o Holocausto abertamente, seria originalmente realizado pelo documentarista Nicole Védrès. François Truffaut considerou este documentário de 36 minutos o maior filme de todos os tempos. O diretor Alain Resnais (1911–2005) estava relutante em assumir o documentário, até que Jean Cayrol (1911–2005), sobrevivente do Holocausto, se juntou ao projeto.

 

NA TRILHA DO SOL (The Sunchaser)

EUA, 1996, Crime, 122min, 14 anos

Direção: Michael Cimino

Elenco: Woody Harrelson, Jon Seda, Anne Bancroft

na trilha do sol
Foto: Divulgação

Sinopse: O jovem Brandon “Blue” Monroe não teve uma vida fácil: viveu pelas ruas e hoje, aos 16 anos, está preso por ter assassinado seu padrasto abusivo. Até que ele descobre que tem um tumor inoperável e apenas um mês de vida. Ele decide, então, sequestrar seu rico médico oncologista, Michael Reynolds. Os dois estão indo para uma área sagrada do povo Navajo, no Arizona, onde Blue pensa que pode encontrar uma cura. Ao longo da viagem, ambos sofrerão uma transformação espiritual.

Curiosidades: O filme fez parte da Seleção Oficial do Festival de Cannes 1996. Último longa-metragem dirigido por Michael Cimino (1939–2016), diretor da obra-prima “O Franco Atirador” (1978), que ganhou o Oscar de Melhor Filme. A ótima trilha musical reúne nomes como David Bowie, Roy Orbison, Mary J. Blige, Esther Phillips, Snoop Dogg e Tupac Shakur.

 

O TANGO DO CIÚME (Il tango della gelosia)

Itália, 1981, Comédia, 100min, 14 anos

Direção: Steno

Elenco: Monica Vitti, Diego Abatantuono, Tito LeDuc

O tango do ciúme
Foto: Divulgação

Sinopse: Como o marido se distrai com a paixão pelas corridas de cavalos, Lúcia decide deixá-lo com ciúme fingindo ser amante de seu guarda-costas, Diego

Curiosidades: A canção tema “Tango della gelosia” é cantada pela atriz Monica Vitti com o grupo pop italiano I Camaleonti. O roteiro desta comédia foi baseado em uma peça do italiano Aldo De Benedetti (1892-1970), que, além de dramaturgo, era roteirista italiano e escreveu para 118 filmes, entre 1920 e 1958. Este é um dos últimos filmes com a atriz Monica Vitti, estrela de clássicos como “A Aventura”, de Michelangelo Antonioni, antes dela se afastar do cinema, em 1990.

 

De 20 de maio a 9 de junho
Retrospectiva Festival Finos Filmes

O Festival de Finos Filmes é uma mostra de curtas-metragens, que, em 2021, chega à sua oitava edição. Mais do que um festival de filmes tradicional, o evento é principalmente um ciclo de debates, que usa as obras como ponto de partida para discussões sobre política, sociologia, identidade, urbanismo – tudo sublinhado, claro, pelo cinema. Ao longo desses anos, muitos curtas brasileiros e internacionais compuseram nossas sessões. No À La Carte, a partir de 20/5, como esquenta à nova edição, 7 filmes dos muitos que marcaram os 7 anos do Finos Filmes estarão à disposição do público: “Baba 105” (DirFelipe Bibian, Brasil, Documentário, 5’, livre); “E” (Dir. Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Antunes Ramos, Brasil, documentário, 17’, livre); “Edifício Tatuapé Mahal” (Dir. Carolina Markowicz e Fernanda Salloum, Brasil, Ficção, 10’, livre); “O Delírio é a Redenção dos Aflitos” (Dir. Felipe Fernandes, Brasil, 2016, 21´, 10 anos; “Adeus à Carne” (Dir. Julia Anquier, Brasil, 2017, Ficção, 12´, 16 anos); “Mais Triste Que Chuva em Recreio de Colégio” (Dir. Lobo Mauro, 2018, Brasil, 14’, Documentário, Livre); “Bonde” (Dir. Asaph Luccas, 2019, Brasil, 18’, Ficção, 14 anos).

 

NOVIDADE – 21 de maio
Cine Clube Italiano l Maio: “O que será?”
Cosa Sara
Foto: Divulgação

Em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, o À LA CARTE inicia uma nova programação em maio, o Cine Clube Italiano. Ao todo serão sete edições mensais que trarão filmes italianos recém-lançados e inéditos no Brasil que serão seguidos de uma programação especial. Os filmes terão acesso gratuito por uma semana no À LA CARTE e as programações acontecerão no canal do YouTube do streaming. A programação tem início no dia 21 de maio com a exibição do longa “O que será?” que fica em cartaz até o dia 27 de maio. Na quarta-feira, 26 de maio, às 18h30, acontece um bate-papo ao vivo sobre o filme com a jornalista especializada em cinema Flavia Guerra e Léo Mendes, gerente de inteligência do Belas Artes Grupo.

 

O QUE SERÁ? (Cosa sarà)

Itália, 2020, 1h41min, Drama

Direção: Francesco Bruni

Elenco: Kim Rossi Stuart, Lorenza Indovina, Barbara Ronchi, Giuseppe Pambieri, Raffaella Lebboroni, Nicola Nocella, Fotinì Peluso, Tancredi Galli, Elettra Mallaby, Stefano Rossi Giordani, Ninni Bruschetta

Bruno Salvati (Kim Rossi Stuart) leva uma vida insatisfatória: é um cineasta (com pouco sucesso) e acaba de se separar de sua esposa Anna (Lorenza Indovina), mãe de seus dois filhos adolescentes Adele (Fotinì Peluso) e Tito (Tancredi Galli). Um dia, Bruno descobre que sofre de uma doença e precisa de um doador. A revelação de seu estado de saúde leva o cineasta a reavaliar os laços familiares, principalmente com o pai Umberto (Giuseppe Pambieri). Será o pai quem vai revelar um segredo que vai levar o filho a viajar em busca de alguém que o possa ajudar.

 

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

 

 

 

Por Sinny Assessoria e Comunicação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *