Orquestra Sinfônica Municipal SP ao vivo pela internet 29 a 31 out

Em formação reduzida de até 24 músicos, ainda sem a presença de público na plateia e seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, Orquestra interpreta trechos de concertos de Bach, Mozart, Haydn, Schubert, Vivaldi, Haendel, entre outros compositores; apresentações pelo projeto Fortíssimo acontecem de 29 a 31 de outubro, com transmissão pelo YouTube do Municipal

f

Foto Divulgação

Depois de sete meses desde o último concerto no Theatro Municipal de São Paulo e que abriu a Temporada Sinfônica de 2020 em grande estilo, com a Sinfonia Nº 3 em Ré Menor do compositor austríaco Gustav Mahler, a Orquestra Sinfônica Municipal retorna ao palco de sua casa para três apresentações online, de quinta (29) a sábado (31), às 20h, com transmissão ao vivo pelo canal do Theatro Municipal no YouTube. O acesso é gratuito e o conteúdo ficará disponível para ver e rever depois.

Em formação de câmara, a Orquestra Sinfônica Municipal estará sob a regência de Roberto Minczuk, maestro titular e diretor musical, exceto no programa de sábado (31), que será com o maestro assistente Alessandro Sangiorgi. Além de conduzirem o espetáculo, eles também irão contar para o público de casa um pouquinho da história e curiosidades de cada instrumento que faz os solos das músicas, isso antes de cada interpretação. Os concertos têm duração de até 70 minutos.

Nos repertórios, trechos de concertos e sinfonias muito conhecidas do público, escritas por alguns dos grandes compositores da história da música clássica, como Bach, Mozart, Haydn, Schubert, Vivaldi e Haendel. Um programa diferente para cada dia. O público também vai ouvir peças do italiano Gionvanni Bottesini, do alemão Leopold Mozart, do inglês Henry Eccles e uma do compositor brasileiro Camargo Guarnieri – Estudo para percussão, esta, no dia 31 e a única sendo de uma performance gravada, à época com toda a Orquestra Sinfônica Municipal.

No concerto de quinta-feira (29), há peças para solos de instrumentos de cordas, como violino, viola, violoncelo e contrabaixo; no de sexta (30), entram em cena os solos das madeiras como flauta, clarinete, oboé e fagote, e mais harpa; e no último programa, de sábado (31), é a vez dos metais, com solos de trompete, trombone e tuba, e ainda de percussão com tímpano, uma peça para solo de piano e outra de harpa.

A programação, que integra o projeto Fortíssimo, faz parte de uma estratégia de retomada gradual dos corpos artísticos ao Theatro Municipal para ensaios e concertos via streaming, ainda sem a presença de público e seguindo todos os protocolos de segurança.

Com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Fortíssimo marca um retorno dos artistas do Theatro Municipal de São Paulo aos palcos, em apresentações transmitidas em tempo real, voltadas a todos os públicos, com acesso gratuito e irrestrito, uma vez que os concertos ficarão disponíveis no YouTube por tempo indeterminado.

Ao todo serão quatro transmissões ao vivo, que já começou com a apresentação do Quarteto de Cordas da Cidade realizado no último dia 25 e que foi um sucesso. A audiência da transmissão ao vivo do Quarteto de Cordas atingiu 58% a mais de espectadores simultaneamente do que a capacidade máxima da Sala do Conservatório, local das apresentações do grupo, que é de 200 lugares. E até o momento já são mais de 1.700 visualizações.

s
s
Serviço
Orquestra Sinfônica Municipal em concertos online ao vivo

s
29/10, quinta-feira, 20h
Roberto Minczuk, regente

Wolfgang A. Mozart
Sinfonia concertante em Mi bemol maior K 364 para violino e viola
Solistas: Pablo de León (violino) e Alexandre de León (viola)

Joseph Haydn
Concerto n. 1 para violoncelo em Dó maior
Solista: Mauro Brucoli (violoncelo)

Gionvanni Bottesini
Elegia nº 2 em Mi menor para contrabaixo
Solista: Taís Gomes (contrabaixo)

Wolfgang A. Mozart
Sinfonia nº 29 em lá maior, K 201

30/10, sexta-feira, 20h
Roberto Minczuk, regente

Wolfgang A. Mozart
Concerto para flauta e harpa em Dó maior K 299
Solistas: Marcelo Barboza (flauta) e Paola Baron (harpa)

Wolfgang. A. Mozart
Concerto para clarinete em Lá maior K 622
Solista: Tiago Naguel (clarinete)

Johann S. Bach
Concerto duplo para 2 oboés BWV 1060 em dó menor
Solistas: Rodrigo Nagamori e Rodolfo Hatakeyama (oboés)

Wolfgang A. Mozart
Concerto para fagote e orquestra em Si bemol maior, K 191,
Solista: Matthew Taylor (fagote)

F. Schubert
Sinfonia nº 5 em Si b maior, D 485

31/10, sábado, 20h
Alessandro Sangiorgi, regente

Antonio Vivaldi
Concerto para 2 trompetes em Dó maior RV 537
Solistas: Marcos Motta (trompete) e Fernando Lopez (trompete)

Wolfgang A. Mozart
Um Divertimento Musical K 522

Leopold Mozart
Concerto para trombone
Solista: Eduardo Machado (trombone)

Henry Eccles
Sonata em sol menor para tuba
Solista: Luiz Serralheiro (tuba)

Georg F. Haendel
Concerto para harpa e orquestra em Si bemol maior op.4 nº 6 HWV 294
Solista: Jennifer Campbell (harpa)

Johann S. Bach
Concerto para piano em ré menor BWV 1052
Solista: Cecilia Moita (piano)

Camargo Guarnieri
Estudo para percussão [concerto gravado]

Wolfgang A. Mozart
Serenata nº 6 em Ré maior “Serenata Noturna” K 239
Solista: Márcia Fernandes (tímpano)

Transmissão ao vivo: YouTube do Theatro Municipal de São Paulo:
s
s
+ Municipal Online

Enquanto o Theatro Municipal de São Paulo segue fechado por determinação da prefeitura para evitar a propagação do novo coronavírus, o território digital é o novo palco. Quem acessa as redes sociais do Theatro pode conferir apresentações de performances de câmara, a íntegra de espetáculos apresentados no palco do Municipal e ainda aproveitar os cursos livres, as gravações solo em versões reduzidas para piano e acompanhar as lives com profissionais do Theatro. Tudo isso com acesso gratuito e irrestrito nas páginas do Theatro no Instagram, Facebook ou YouTube.

No canal de vídeos, em especial, o espectador pode assistir às óperas Rigoletto, O Barbeiro de Sevilha, O Cavaleiro da Rosa e A Viúva Alegre, ver ou rever os espetáculos do Balé da Cidade e curtir dezenas de concertos sinfônicos como a série Beethoven Total, com a Orquestra Sinfônica Municipal interpretando as nove sinfonias do compositor alemão.

+ Theatro Municipal de São Paulo: theatromunicipal.org.br

s
s
s
s
Créditos Conteúdo Comunicação

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *