Atividades físicas: benefícios e prevenção em relação ao câncer de mama

Por Renan Melo

 

Foto Divulgação Renan Melo

Dá para prevenir o câncer de mama com exercício físico? Sim! Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. ⁣Com isso, contribui para prevenir o câncer de intestino, do endométrio e da mama.⁣

Segundo o Instituto, o câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células.⁣⁣ Nosso corpo é formado por tecidos, que são formados por células. Normalmente elas crescem e morrem de modo ordenado e regular. Mas algumas células que adoecem passam a ter um crescimento “anormal”, que compromete os órgãos e tecidos próximos ou distantes da origem do problema. O câncer de mama é o crescimento desordenado das células da mama.

Sair do sedentarismo, realizar pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, já traz benefícios na prevenção de câncer e para a saúde. Então, escolha uma atividade que se sinta a vontade, além de uma alimentação mais saudável, e maior será a chance de prevenção contra o câncer. 

⁣Existem recomendações que sugerem a realização de pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, mas já há evidências de que mesmo quando realizada por menos tempo a atividade física traz benefícios para a prevenção de câncer e para a saúde. Assim, se movimente naquelas modalidades de atividade física que você mais se identifica. A duração (tempo) torna-se mais um elemento, não o principal.

 

Fazer o exame preventivo regularmente e adotar de um estilo saudável, é a fórmula perfeita para reduzir as suas chances de ter câncer, ou descobrir a doença no estágio inicial, tornando as chances de recuperação muito maiores! 

 

Confira o vídeo com Renan Melo.

 

 

 

Renan Melo, personal trainer, especialista em emagrecimento e sócio administrador da academia Tecnoforma, no Jardim Alvorada, Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. Com pós em fisiologia do exercício, já atua na área há 13 anos. 

 

 

⁣Fonte:  https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/prevencao-e-fatores-de-risco/atividade-fisica

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.