Projeto Bichos do Pantanal leva ao ar 1º Webinar sobre o tema Conexão com a Natureza

Com convidados qualificados, evento virtual aborda a Importância da Conexão com a Natureza e o pós-pandemia

b

Foto Divulgação Facebook

Para trazer à luz a importância da conexão com natureza como forma pedagógica de Educação Ambiental para crianças e jovens, o Projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promoverá no próximo dia 5 de agosto, às 15h (horário de Brasília e às 14h no Mato Grosso), o Webinar A Importância da Conexão com a Natureza o pós pandemia.

Pantanal/ Foto Edna Rocha

O evento virtual é inédito e será dividido em dois blocos. O primeiro envolve a Conexão de crianças e jovens com a natureza e é voltado para professores, educadores e pais. O tema é um convite para reflexão em torno do “pensar” em sintonia com sentimentos equilibrados capazes de formar pessoas com potencial para transformar a sociedade em que vivem.

Para este quadro, o evento conta com a mediação do jornalista Dal Marcondes, diretor executivo da agência Envolverde, e também Jornalista Amigo da Infância pela ANDI – Agência Nacional dos Direitos da Infância – animando o debate com os palestrantes Laís Fleury – coordenadora do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana, Rodrigo Cavasini – profº doutor em ciências do movimento humano e atividades físicas ao ar livre na PUC-RS, e Dra Ana Lúcia Paulo, médica especialista em pediatria homeopática.

 

Criatividade, Inovação e Colaboração

f
Transpantaneira
Foto Edna Rocha

É o tema que norteará o 2º bloco do Webinar, marcado para às 18h30 do mesmo dia, e que contará desta vez com a mediação de Jussara Utsch, diretora do Instituto Sustentar.

g
No centro do bate-papo estarão a jornalista especializada em ecodesenvolvimento, Amélia Gonzalez, também autora do Blog “Ser Sustentável” e ex-editora do caderno Razão Social do O Globo. A lado do especialista em sustentabilidade, professor e coordenador do CEDS (Centro de Desenvolvimento Socioambiental) da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo) Marcus Nakagawa, vencedor do Prêmio Jabuti com o livro “101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo”, e de Marcos Ortiz, coordenador de Projetos na dimensão de governança na Ramboll Brasil, doutor em Sociologia e Educação de Adultos na UniMünster, com mais de 35 anos de atuação na área de ciências sociais aplicadas às questões socioambientais.
f
c
Pantanal/ Foto Edna Rocha

f

O Projeto Bichos do Pantanal atua para ampliar o conhecimento científico e a preservação da natureza. Uma de suas frentes é o programa de educação ambiental Conhecer para Preservar, inspirado na metodologia da Conexão com a Natureza, liderado pelo diretor de pesquisa, o americano Douglas Trent, que integra o International Group do Children and Nature, obra de Richard Louv, jornalista e autor de vários livros sobre o tema. 
g
x
Pantanal/ Foto Edna Rocha

O Projeto já atende mais de 130 mil crianças neste programa levando-as para trilhas e rios com binóculos, lunetas, entre outras tantas atividades ao ar livre que foram interrompidas desde o início da pandemia da Covid-19. De acordo com Mahal Massavi, coordenador de Educação Ambiental do Projeto, a relação entre humano e natureza é uma via de mão dupla. De um lado, o comportamento humano pode transformar os impactos sobre a preservação da natureza e, de outro, por meio da educação ambiental, é possível transmitir para as crianças a importância do meio ambiente para nossa regeneração, desenvolvimento dos eixos emocional e psíquico, e motivá-las ao aprendizado escolar.

c
h
O evento virtual é gratuito, com opção de doações voluntárias para compra de cestas básicas para população local de baixa renda. Para se inscrever, clique aqui.
cg
g
Pantanal
Foto Edna Rocha
f
f
O evento virtual acontece em meio a um momento-chave para despertar a visão do ser humano e do seu desenvolvimento, em que crianças e jovens são considerados em seus aspectos individuais e nas particularidades da faixa etária a que pertencem, e para a formação de pessoas livres, sensíveis e criativas, com base nos valores da responsabilidade, consciência de grupo, a relação respeitosa e produtiva com a natureza.

f
d
Pantanal/ Foto Edna Rocha
f
Grandes nomes e grandes ideias completam o Webinar sobre a Importância da conexão com a natureza para aumentar nossa criatividade, senso de coletividade e colaboração, desafios que humanidade enfrentará no pós-pandemia para vencer o novo paradigma baseado em um modo de trabalho mais colaborativo e solidário, com menos ego e individualismo, proporcionando um mundo mais sustentável, com recursos naturais e geração de empregos pós pandemia da Covid-19.

g
 c
c
Projeto Bichos do Pantanal
f
Pantanal/ Foto Edna Rocha

Com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Bichos do Pantanal atua na região do Alto Pantanal (Cáceres e Porto Estrela, MT) desde 2013. O foco é nas áreas de Educação Ambiental, pesquisas que ampliam o conhecimento científico visando a preservação de espécies da fauna pantaneira e a promoção da sustentabilidade local por meio do Turismo Sustentável. O Projeto já mobilizou, em diversas atividades (entre cursos, eventos, capacitações, atividades de mobilização social e Educação Ambiental), mais de 550 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos, comunidade escolar, moradores, visitantes e turistas nos municípios de Cáceres e Porto Estrela e Estado do Mato Grosso.

g
Saiba mais em:
f

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.