MODA X SUSTENTABILIDADE – Os brechós vão substituir as Fast fashion?

Por Andreza Rehem

 

Foto: Pinterest

A tecnologia tem mudado e avançado constantemente, fazendo com que os consumidores substituam seus bens de forma cada vez mais rápida, sem que haja uma necessidade real. Na moda não é diferente, com as mudanças constantes de tendências e fabricação rápida, os impactos causados pela indústria têxtil são enormes.

Para amenizar esse problema e cuidar do meio ambiente, uma das coisas mais interessantes, quando se fala de moda, é que existe um leque de possibilidades e maneiras criativas para uma moda mais sustentável e consciente. O brechó é uma dessas maneiras que vem conquistando cada vez mais o coração da nova geração.

 

No Brasil o primeiro brechó surgiu no RJ por um comerciante português chamado Belchior e assim com o tempo o nome foi se transformando em “brechó”.

 

Foto: Pinterest

Hoje os consumidores já mudaram o olhar para os brechós, deixando de serem vistos como  um lugar onde vende roupas velhas e de defuntos, mas sim como um leque de possibilidades para achar peças exclusivas e com um ótimo preço, só é preciso que tenha paciência e autoconhecimento na hora de comprar, pois diferente das lojas de departamento, os brechós são lugares sem edição ou tendências. Existem brechós de bairro, igrejas, de luxo, online ou até de famosas, é só escolher o que mais te favorece comprar, mas sempre lembrando que não adiante somente comprar em brechós e não repensar sobre o consumo inconsciente.  

Comprar de maneira sustentável vai além da moda, é um estilo de vida onde valoriza o uso prolongado das peças de roupas, usam práticas menos poluentes e ajudam a diminuir o impacto ambiental que as Fast fashion vem trazendo. Os recursos da Terra são finitos, e deve extrair a matéria prima sem comprometer as próximas gerações.

Existe uma grande responsabilidade na hora de consumir algo, ao comprar um produto de uma determinada marca, pois isso de alguma forma determina um tipo de investimento nessa empresa e consequentemente uma aprovação de seus processos produtivos. É hora de virar o jogo, colocar em prática os valores humanos, girar a economia de forma mais consciente e sustentável. 

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.