Rio Coffee Nation transforma Rio de Janeiro na capital dos cafés especiais

“O maior valor dos cafés especiais está em conhecer o sabor, valorizar ao processo agrícola de produção e a função social que podemos exercer com este trabalho”, diz o francês Hippolyte Courty, fundador da L´Arbre à Café e um dos maiores especialistas em cafés orgânicos e especiais, participa da primeira edição do Rio Coffee Nation.

 

Hippolyte Courty
Foto L’Arbre à Café/ Divulgação

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Junto com esta liderança, cresce também o interesse dos brasileiros para o consumo de cafés especiais, que seguem algumas premissas em sua produção: seleção qualificada dos grãos, certificado de qualidade, diferenças de fragrância, sabor, acidez e corpo. Focando no aumento, profissionalização e cultura deste mercado, o Rio de Janeiro sediará, entre os dias 22 e 24 de maio, a primeira edição do Rio Coffee Nation, evento dedicado exclusivamente ao segmento de cafés especiais e cafés orgânicos.

A programação do Rio Coffee Nation mostrará a evolução do mercado de cafés especiais — da cereja à xícara, para consumidores, produtores, profissionais e empresas do setor. Os visitantes poderão conferir uma exposição sobre as regiões do cultivo dos grãos especiais no Brasil, bem como, os “terroirs” e métodos de produção.

Foto Divulgação

Em paralelo, acontecerão workshops com especialistas nacionais e internacionais sobre produção, importação e exportação, torrefação, métodos de extração dos grãos (soft, expresso, filtração), diferentes formatos de preparo de café, sustentabilidade, café na gastronomia, turismo entre outros.

A agenda do Rio Coffee Nation também inclui degustação e harmonização de cafés especiais, apresentações de baristas femininos, lançamentos de produtos como o leite de Aveia e cardápio especial de drinks à base de café. Durante o evento, os visitantes poderão adquirir máquinas, acessórios, cafés especiais dos produtores, xícaras de design e biscoitos exclusivos do evento que harmonizam com café.

Foto Divulgação

O Rio Coffee Nation é parceiro exclusivo do Paris Coffee Show, considerado o maior evento de café da França, com 35 anos de existência, e que acontece em 2020 entre os dias 5 e 7 de setembro. O ganhador do “Melhor Café torrado e moído para Espresso” do Rio Coffee Nation poderá expor seu produto no evento francês.

 

Serviço

Rio Coffee Nation
Data: 22 a 24 de maio
Horário: 22/05 — abertura para o público às 15h. Fechamento às 20h
23 e 24/05 – das 10h às 20h
Local: AABB — Avenida Borges de Medeiros, 829, Lagoa – Rio de Janeiro
Valor do ingresso: R$50 (Inteira)
Facebook – @riocoffeenation
Instagram – @rio_coffee_nation
#purosabordocafé

 

 

 

 

 

Créditos/ Fonte FleishmanHillard

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *