EBC no Ar resgata encontro de Ziraldo e Maurício de Sousa na TV Brasil

“Cada vez que você escreve, você recebe e também aprende. Vamos somando experiências. Acho que tudo isso nos ajuda a viver, sonhar e desejar continuar fazendo a mesma coisa enquanto der”, sintetiza Maurício de Sousa.

 

Foto Luiza_Pessoa/ TV_Brasil

Para celebrar o Dia do Quadrinho Nacional, comemorado nesta quinta, dia 30 de janeiro, o programa EBC no Ar faz, às 18h30, um #tbt para resgatar o encontro do cartunista Ziraldo com o desenhista Maurício de Sousa em uma produção para a criançada na TV Brasil. O quadro “Baú da EBC” recorda a entrevista preservada no acervo da emissora pública com essa homenagem às oito décadas do autor da Turma da Mônica. O papo foi exibido há quatro anos no programa ABZ do Ziraldo, na própria TV Brasil.

Apresentado pelas jornalistas Karina Cardoso e Priscila Rangel, o EBC no Ar revela os bastidores e as produções dos veículos públicos da Empresa Brasil de Comunicação como a TV Brasil, as Rádios MEC e Nacional e a Agência Brasil.

O “Baú da EBC” é um espaço para efemérides que são lembradas com material de arquivo das emissoras públicas de rádio e televisão da empresa. Sob o comando de Linei Lopes, esse espaço utiliza conteúdo histórico conservado no acervo.

Ziraldo recebeu o amigo Maurício de Sousa na última edição da quinta temporada do programa ABZ do Ziraldo. A entrevista, gravada em seu ateliê no Rio de Janeiro, foi ao ar na telinha em 27 de dezembro de 2015, e marcou o término desse programa infantil da TV Brasil.

Considerados os principais autores de histórias em quadrinho no país, eles criaram inúmeros personagens que encantam gerações há décadas. Com o Menino Maluquinho e a Turma da Mônica, a dupla é responsável por estimular que os jovens tomem gosto pela leitura desde a primeira infância.

Foto Luiza_Pessoa/ TV_Brasil

Para contar um pouco da trajetória de Maurício de Sousa, o episódio especial do programa ABZ do Ziraldo foi todo dedicado à vida e à obra do “pai da Turma da Mônica” que em 2015 comemorou oito décadas. Agora, ele alcança a marca dos 85 anos de idade.

 

“A minha carreira de desenhista começou quando eu peguei meu primeiro lápis e minha primeira folha de papel que meus pais deram para eu rabiscar. Cresci em um mundo e em uma família de artistas e contadores de histórias”, recorda.

 

Ilustrador e empresário de renome internacional, Maurício de Sousa começou a desenhar cedo: seus primeiros personagens foram Bidu e Franjinha. Em 1959, publicou tirinhas com os personagens. No ano seguinte, lançou a sua primeira revista do cãozinho azul.

 

Serviço:

EBC no Ar – quinta-feira, dia 30/1, ao vivo, as 18h30, na TV Brasil.

 

 

 

 

Créditos Divulgação TV_Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *