Salão Duas Rodas 2019 aposta numa cultura antiga e customização das motos

Por Décio Martins 

 

Royal Enfield Himalayan customizada para o SDR 2019
Foto: Décio Martins

Neste domingo, 24 de novembro, é o último dia do Salão Duas Rodas 2019, no SP Expo, Zona Sul, em São Paulo. – Um evento bienal e já tradicional do setor de motocicletas que envolve as principais montadoras e empresas satélites deste setor.

Nesta edição do SDR as empresas não vieram em peso. Não sabemos se os custos para expor são proibitivos, se a fé no mercado ainda esteja em baixa ou simplesmente se o formato desse tipo de evento esteja em meio a mudanças em sua estrutura.

Modelo Honda 1000cc customizada
Foto: Décio Martins

O que foi dito nos últimos meses é que o interesse de alguns fabricantes não estaria mais alinhado com este tipo de evento de exposição de modelos, mas sim em reunir o consumidor numa experiência mais interativa com os produtos possibilitando que o motociclista não só conheça os modelos, mas que possa dirigir, testar, degustar e se apaixonar num nível mais próximo da decisão de compra.

 

Modelos elétricos da Gloov
Foto: Décio Martins

Sabemos que as ruas estão cheias de motocicleta. E por mais que esse gráfico esteja em ascensão, parece que nunca temos novidades suficientes para estreitar o abismo entre os produtos oferecidos no resto do planeta e o que se fabrica ou que se traz para cá. – Falamos sobre motos pequenas e médias que realmente movimentam o mercado. Essa aproximação até existe, mas é lenta e feita com desconfiança.

Talvez os motociclistas apaixonados e que podem pagar o que se cobra por aqui ainda não sejam em quantidade suficiente para que este cenário mude de forma efetiva.

 

Muito bem! Vamos esquecer tudo isso por um instante e olhar de forma positiva para o que temos em mãos. 

 

 

Modelo Yamaha NMax ‘capturada’ pelo Homem Aranha
Foto: Décio Martins

Nesta edição do SDR percebemos o crescimento de uma cultura já antiga ‘lá fora’, que é a customização das motos – mesmo que de forma tímida. 

A Yamaha, em uma parceria inédita com a Marvel, trouxe modelos ‘decorados’ com adesivos e cores em referência a alguns de seus heróis e para apresentar esses modelos foram criados painéis temáticos do herói em questão. 

 

Modelo Honda 300cc customizada
Foto: Décio Martins

A Honda foi um pouco além e apresentou modelos com modificações de peças, tipos de pneus e acessórios. 

Quem também trouxe algumas versões modificadas foi a Royal Enfield através da trail Himalayan.

Além das montadoras pudemos contar também com a presença das já consagradas oficinas paulistas de customização que abriram corajosamente este mercado há alguns anos, como o Johnnie Wash, Bendita Macchina, Shibuya Garage e outros.

Modelo Custom do Johnnie Wash
Foto: Décio Martins

Em tempo, os chineses sempre estão presentes com suas novidades e neste ano não foi diferente, trouxeram uma enxurrada de modelos de motos, scooters e patinetes elétricos que veremos cada vez mais pelas ruas nos próximos anos.

 

 

 

 

 

 

Confira as fotos:

 

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.