Salão Duas Rodas 2019 aposta numa cultura antiga e customização das motos
Por Décio Martins

Foto: Décio Martins
Neste domingo, 24 de novembro, é o último dia do Salão Duas Rodas 2019, no SP Expo, Zona Sul, em São Paulo. – Um evento bienal e já tradicional do setor de motocicletas que envolve as principais montadoras e empresas satélites deste setor.
Nesta edição do SDR as empresas não vieram em peso. Não sabemos se os custos para expor são proibitivos, se a fé no mercado ainda esteja em baixa ou simplesmente se o formato desse tipo de evento esteja em meio a mudanças em sua estrutura.

Foto: Décio Martins
O que foi dito nos últimos meses é que o interesse de alguns fabricantes não estaria mais alinhado com este tipo de evento de exposição de modelos, mas sim em reunir o consumidor numa experiência mais interativa com os produtos possibilitando que o motociclista não só conheça os modelos, mas que possa dirigir, testar, degustar e se apaixonar num nível mais próximo da decisão de compra.

Foto: Décio Martins
Sabemos que as ruas estão cheias de motocicleta. E por mais que esse gráfico esteja em ascensão, parece que nunca temos novidades suficientes para estreitar o abismo entre os produtos oferecidos no resto do planeta e o que se fabrica ou que se traz para cá. – Falamos sobre motos pequenas e médias que realmente movimentam o mercado. Essa aproximação até existe, mas é lenta e feita com desconfiança.
Talvez os motociclistas apaixonados e que podem pagar o que se cobra por aqui ainda não sejam em quantidade suficiente para que este cenário mude de forma efetiva.
Muito bem! Vamos esquecer tudo isso por um instante e olhar de forma positiva para o que temos em mãos.

Foto: Décio Martins
Nesta edição do SDR percebemos o crescimento de uma cultura já antiga ‘lá fora’, que é a customização das motos – mesmo que de forma tímida.
A Yamaha, em uma parceria inédita com a Marvel, trouxe modelos ‘decorados’ com adesivos e cores em referência a alguns de seus heróis e para apresentar esses modelos foram criados painéis temáticos do herói em questão.

Foto: Décio Martins
A Honda foi um pouco além e apresentou modelos com modificações de peças, tipos de pneus e acessórios.
Quem também trouxe algumas versões modificadas foi a Royal Enfield através da trail Himalayan.
Além das montadoras pudemos contar também com a presença das já consagradas oficinas paulistas de customização que abriram corajosamente este mercado há alguns anos, como o Johnnie Wash, Bendita Macchina, Shibuya Garage e outros.

Foto: Décio Martins
Em tempo, os chineses sempre estão presentes com suas novidades e neste ano não foi diferente, trouxeram uma enxurrada de modelos de motos, scooters e patinetes elétricos que veremos cada vez mais pelas ruas nos próximos anos.
Confira as fotos: