Consciência³: Nova série do Canal CURTA!, com direção de Renato Barbieri tem estreia marcada para dia 28 de novembro

A série traz um forte elenco de pensadores e pensadoras para debater um dos temas mais decisivos para o desfecho do século 21: a Consciência.

 

Foto: Divulgação

No dia 28 de novembro estreia a nova série do Canal CURTA!, ‘Consciência³’, com direção de Renato Barbieri. A série vai abordar de forma direta e impactante a consciência muito além do ser humano. Os telespectadores vão poder conferir especialistas como cientistas, filósofos, psicólogos, espiritualistas e ativistas sociais, abordarem o tema por diferentes perspectivas, esses pensadores vão debater um dos temas mais decisivos para o desfecho do século 21: a Consciência. 

O diretor, produtor e roteirista, Renato Barbieri ressalta sobre a importância de se abordar o assunto como fator determinante para uma real transformação da sociedade. Ele explica que a necessidade de se falar e se aprofundar sobre o fenômeno da consciência é premente. Renato ainda afirma que a tese central da série é que a consciência é um atributo da Vida, ou seja, não é uma exclusividade humana, e que a consciência coletiva será determinante para o desfecho do século XXI. 

 

“Ou seja, se, enquanto Sapiens, continuarmos sendo consumistas inconscientes e ficarmos replicando a mentalidade antropocêntrica, o desfecho será imprevisivelmente danoso. E, pelo contrário, se adotarmos uma postura consciente perante nós mesmos, o outro, a Vida e o planeta, o desfecho do século XXI será bem diferente”, resumiu Renato. 

 

Renato conta que a ideia da série surgiu há cerca de dez anos, quando pretendia levar o projeto a um edital de um canal fechado de TV. O diretor não ganhou naquele edital, mas ele disse que foi bom que tenha sido assim, pois teve a oportunidade de desenvolver melhor a ideia original, até o ponto de apresentá-la ao Canal CURTA! durante o MAC – Mercado Audiovisual do Ceará -, em 2016. Então, fecharam uma série de 5 episódios de 45 minutos. 

De acordo com o diretor, a série tem como objetivo aprofundar o tema universal da consciência, com base no testemunho de pessoas realmente conectadas com o conhecimento universal. Um elenco estruturado que de fato se debruça sobre o tema, escolhidos a dedo de forma equilibrada entre gêneros e com presença essencial afro-brasileira e indígena.

 

 

“O elenco está no geral sintonizado com a Rede da Vida e não se encontra encarcerado pela mentalidade antropocêntrica. A série Consciência³ nos fala da Vida e de nosso tempo atual, cada vez mais vertiginoso”, concluiu. 

 

Entre os nomes escolhidos, o neurologista Antônio Damásio, o cientista espiritualista Fritjof Capra, o cientista de sistema Gaia Antônio Nobre, o pensador indígena Ailton Krenak, a filósofa Scarlett Marton, o historiador Luiz Marques, o psicólogo Guto Pompéia, o cosmologista Luiz Alberto Oliveira, a pensadora Lia Diskin, o filósofo Roman Krznaric, o psicólogo Roberto Gambini, o agroflorestal Ernst Götsch, o ativista Edgard Gouveia Júnior, entre outros. 

E todo este elenco de estrelas é dirigido pelo experiente e premiado cineasta Renato Barbieri: diretor, produtor e roteirista. É diretor de Criação da GAYA Filmes, em Brasília. Realizou títulos premiados, como Cora Coralina – Todas as Vidas; Atlântico Negro – na Rota dos Orixás; As Vidas de Maria; Cidades Inventadas; A Invenção de Brasília; Malagrida; Lendas Animadas; A Revolta dos Cabanos; Do Outro Lado da Sua Casa, dentre outros. Além da série Consciência³, Renato está lançando atualmente os longas Servidão (doc) e o esperado Pureza (fic), com Dira Paes. Renato foi da primeira geração de diretores da produtora paulista Olhar Eletrônico e dirigiu o Jornal de Vanguarda, na Band. É curador e produtor do Teste de Audiência. É também diretor e sócio fundador da CONNE – Conexão Audiovisual Centro Oeste, Norte, Nordeste.

 

 

Ficha técnica de Consciência³

Direção e Produção – Renato Barbieri

Produção Executiva – Ariene Ferreira

Direção de Produção – Mylena Mandolesi

Roteiro e Pesquisa – Marilda Donatelli, Frederico Paes de Barros

Montagem – André Finotti, Renato Sircilli

Narração – Mel Duarte

Direção de Arte – Lucia Gambelli

Trilha sonora – AES Dana

 

 

 

 

 

 

Fonte : Nobre Assessoria

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *