Você quer viver mais de cem anos? Dr. Cláudio Ambrósio lança livro no Rio de Janeiro

“Não é mais a vida de três fases, mas uma vida de múltiplas fases e múltiplas profissões, muito mais interessante e agradável, desde que você aprenda a preservar sua saúde física e emocional para curtir essa nova jornada mais longa e mais próspera.”, trecho do livro “E SE VOCÊ VIVER MAIS DE 100 ANOS?”. 

 

Foto: Edna Rocha

Na última quarta, dia 23 de outubro, o médico das celebridades e criador do pâncreas biônico, Dr. Cláudio Ambrósio, lançou seu primeiro livro “E SE VOCÊ VIVER MAIS DE 100 ANOS?”, na Livraria Travessa Barrashopping, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Foi realizado um coquetel e sessão de autógrafos, que contou com a presença de personalidades, famosos, amigos e pacientes do autor. Uma publicação que recebeu o título: “E SE VOCÊ VIVER MAIS DE 100 ANOS?” e subtítulo: O que a ciência traz de novo para você e sua família em saúde, longevidade e estética, fala sobre medicina preventiva e dá dicas de como viver mais e melhor.

 

O leitor de “E SE VOCÊ VIVER MAIS DE 100 ANOS?”, vai se deparar com diversos assuntos, entre eles o sedentarismo, onde o autor explica que a cadeira trabalha contra a gravidade e que devemos analisar o tempo que passamos sentados.

 

Foto: Edna Rocha

O livro foi uma das formas que  Dr. Cláudio Ambrósio encontrou para falar sobre diversos assuntos como: sedentarismo, longevidade, metabolismo, hormônios, obesidade, robótica, entre outros temas, e que não tinha tempo de falar com os pacientes durante as consultas. Então, o livro veio para acrescentar informações técnicas ou científicas. Assim, o público vai poder se basear nas informações, ter em mãos respostas para suas dúvidas, e começar a viver  de uma mais saudável e uma melhor qualidade, e quem sabe ultrapassar os cem anos. 

Durante o tempo em que estava escrevendo o livro, o autor contou que se emocionou diversas vezes, pois lembrou de assuntos que não recordava mais. A felicidade tomou conta do seu ser e teve mais gosto pela escrita, pois estava colocando no papel, um conhecimento que não tinha oportunidade de falar nas consultas e no dia-a-dia. 

 

“Meu objetivo, com este livro, é passar informação que seja útil para o leitor e seus familiares. Fazer disso uma rotina, pois somente assim terá um bom resultado, e os benefícios no futuro. Afinal, o organismo costuma mandar a conta depois”, Dr. Cláudio Ambrósio.  

 

O médico pontua três formas práticas para uma melhor qualidade de vida:
  • Uma alimentação saudável

“Não significa uma alimentação restrita, significa se alimentar bem”.

  • Fazer uma atividade física rotineira 

“Desde que não haja uma restrição médica”.

  • Fazer exames e check-ups periódicos 

“Você não vai esperar seu carro quebrar no meio da rua para poder chamar um socorro, vai levar para fazer revisões, para evitar problema”.

 

Foto: Wallace Barbosa/ WB SPEEDY PHOTO

É preciso ter uma postura preventiva, e se cuidar de várias formas e ao mesmo tempo, para ter uma vida mais longa e mais saudável. Na atualidade, devido aos maiores cuidados com a saúde, o ser humano está vivendo mais. E que com o conjunto de fatores que a ciência vem oferendo para os pacientes aumenta a expectativa de vida e a vontade de viver cada vez melhor. 

 

“Qual a finalidade e como funcionam no organismo os hormônios?”, trecho do livro “E SE VOCÊ VIVER MAIS DE 100 ANOS?”. 

 

As moléculas dos hormônios, são lançadas na corrente sanguínea, onde atingem de forma rápida todas as células do nosso corpo. Escrever sobre “Os hormônios em sua vida”, foi um dos capítulos que o autor mais aproveitou, pois ele é referência nacional no campo da endocrinologia. Nesse capítulo descreve a importância e a influência dos hormônios na vida do ser humano.

 

“O que te faz acordar de manhã? Hormônio. O que faz você ter sono? Hormônio. O que faz você sentir a fome? Hormônio. O que faz você deixar de sentir fome? Hormônio.”, Dr. Cláudio Ambrósio.

 

O “médico das celebriidades”, que é pós-graduado em Endocrinologia, Metabolismo e Alergia, disse que todas as reações básicas da vida de uma pessoa, até a emoçao e o sentimeto, são comandadas pelo hormônio. E que o hormônio é a tecla do computador, pois nosso organismo é um computador e a tecla é o hormônio, e, é ele quem dá o comando. “O comando está dado; a ordem será cumprida”, (trecho do livro, onde fala da união hormônio/ receptor, usando como exemplo de um casal apaixonado que se une). 

Foto: Wallace Barbosa/ WB SPEEDY PHOTO

Dr. Cláudio Ambrósio contou que colocou poesias nas suas palavras, pois queria fazer da ciência uma arte. O objetivo era transformar a linguagem científica numa forma mais simples para o leitor entender, e fazer disso uma arte.

 

“Eu peguei a ciência e tentei transformar numa forma mais simples e artística de interpretar o que a gente pode falar da saúde do ser humano”, concluiu.

 

Como podemos transformar uma imagem em ação de hormônios? O autor disse que se envolveu muito com esse trecho, pois transformar uma ação de hormônios em uma imagem, foi uma das partes mais interessantes no livro. Ele relatou, que só em ver o filho, um pai libera oxitocina, conhecida como “o hormônio do amor”, e que a mãe, desperta do desejo de pegar no colo, dar carinho e proteger.

 

“Relato uma pessoa vendo uma criança, quais os hormônios vem a tona naquela pessoa e os vários momentos daquela visão”, resumiu.

 

Claudio Ambrósio e sua esposa Cassiana
Foto: Wallace Barbosa/ WB SPEEDY PHOTO

O autor do livro, que trata de diversos assuntos como envelhecer antes do tempo, hormônios em nosa vida, genética, nutrigenética, nutrigenômica, células-tronco, exames, diagnósticos, entre outros temas, também quer chegar aos cem anos, na verdade passar dos cem, chegar aos 140 anos. Natural de Muriaé, interior de Minas Gerais, ele contou que também cuida da saúde e pratica atividades físicas como: futebol e surf, além de uma alimentação saudável. 

Afinal, Dr. Cláudio Ambrósio, que já tem novos projetos e em novembro terá mais um lançamento, desta vez será no Espirito Santo, pontua que cerca de 80% da taxa metabólica do ser humano é determinada geneticamente, enquanto os outros 20% dependem de fatores, como alimentação, tecido muscular, atividade física, entre outros. 

 

 

Confira a entrevista:

 

 

 

 

Ficha Técnica

Título: “E SE VOCÊ VIVER MAIS DE 100 ANOS?”

Subtítulo: O que a ciência traz de novo para você e sua família em saúde, longevidade e estética

Autor: Dr. Cláudio Ambrósio

ISBN: 9788545203636

Formato: 16 x 23 cm

Páginas: 192

Preço de capa: R$ 39,90

Gênero: Saúde

Subgênero: Bem-estar, Saúde

Editora Gente

Assessoria: Agência Zapp News

 

 

 

Fonte: Agência Zapp News

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.