Turma da Mônica anuncia novidades na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

No ano em que a Mauricio de Sousa Produções completa 60 anos, serão lançados dez livros pela divisão editorial da empresa, por sete editoras. O desenhista participará de sessões de autógrafos e palestras

 

Foto: Divulgação

 

O desenhista Mauricio de Sousa é presença confirmada na 19ª edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que acontecerá de 30 de agosto a 8 de setembro. Ele estará em várias sessões de autógrafos durante o evento. Considerada a maior produtora de conteúdo infantil do Brasil, a Mauricio de Sousa Produções (MSP), chega com muitas novidades à 19ª edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, no Riocentro – RJ.

No ano em que a MSP completa 60 anos, a empresa lançará dez livros por sete editoras, além de contar com a participação de outras editoras parceiras, totalizando 13 (Boa Nova, Ciranda Cultural, Companhia das Letras, Cortez, Culturama, Ave Maria, Rocco, Senac, Autêntica/Nemo, L&PM, Melhoramentos, Panini e Sextante). E, durante a programação do evento, Mauricio de Sousa participará de palestras e sessões de autógrafos.

 

Foto: Divulgação

 

Dentre as atrações, que prometem mexer com o imaginário das crianças, está o estande da MSP, com 115 m2, localizado no Pavilhão Laranja, Rua F50, Quadra F60X. Com o tema “Turma da Mônica navegando nas palavras”, o objetivo é mostrar a grande contribuição que os personagens têm dado para divulgar a língua portuguesa por meio de princípios e valores da cultura brasileira, os quais podem ser identificados nos títulos Viagem à América Latina, Viagem a Portugal e Viagem aos Países de Língua Portuguesa.  As crianças poderão aprender que o Português não é o único idioma praticado no Brasil, pois libras e braile também são muito importantes e divulgados nas histórias de Mauricio. Quem não os conhece, poderá interagir com eles por meio de várias atividades lúdicas. No local, além da presença da Turma da Mônica, haverá playtables, que são mesas digitais interativas e multidisciplinares, com jogos, vídeos e livros para todas as crianças, incluindo as com baixa visão e as surdas. 

 

Quem estiver na Bienal terá a chance de conhecer o pai da Turminha mais amada do Brasil. Ele falará sobre os lançamentos e estará em sessões de autógrafos nos estandes de várias editoras, inclusive no próprio estande da MSP, nos dias 31/08 e 08/09.

 

Foto: Divulgação

 

Dia 31 de agosto, sábado, a partir das 10h30, Mauricio estará com os personagens no estande MSP 60 anos, para o lançamento da revista nº 3 sobre distrofia muscular de Duchenne. Às 14h, irá ao estande da Melhoramentos para apresentar o livro 5… 4… 3… 2… 1 Mônica e Menino Maluquinho perdidos no espaço, com o escritor Manuel Filho. E, às 17h, no estande da Ave-Maria.

 

Foto: Divulgação

 

No domingo, dia 1º de setembro, às 11h, Mauricio visitará o estande da Boa Nova para o lançamento dos livros Chico Bento – Além da Vida e Turma da Mônica Jovem conhece Violetas na Janela, com os autores Ala Mitchell e Luis Hu. No estande da Panini, ele estará às 14h. E, fechando o dia, às 17h, no estande Melhoramentos, com o livro Uma Viagem do Brasil ao Japão, acompanhado do escritor José Santos.

 

Foto: Divulgação

 

Na terça-feira, dia 3 de setembro, das 11h às 12h, no Espaço pela estrada afora, também, com a Editora Melhoramentos, Mauricio fará um Painel sobre o livro Uma Viagem do Brasil ao Japão.

No dia 4, Mauricio de Sousa participará, às 15h, de um painel com Makoto Tezuka, filho do maior ídolo do mangá no Japão, Osamu Tezuka.

 

Foto: Divulgação

 

O sábado, dia 7, será repleto de novidades. Às 11h, Mauricio estará no estande da Editora Panini junto com Takayuki Matsutani, direto do Japão para a Bienal. Das 15h às 16h, no Auditório Madureira, haverá um bate-papo entre os autores Mauricio de Sousa e Mario Sergio Cortella. Em seguida, às 16h, será realizada sessão de autógrafos na arena de autógrafos. E, finalmente, o lançamento do livro Turma da Mônica Jovem – Um convite inesperado, com as autoras Baby Dawet, Carol Christo, Melina Souza e Pam Gonçalves, será no estande da Autêntica / Nemo às 19h30.

Além disso, ainda no dia 7, a partir das 14h30, no estande da Panini, os fãs terão uma sessão de autógrafos com os autores das três Graphics MSP publicadas este ano: Bianca Pinheiro (Mônica – Tesouros), Eduardo Ferigato (Piteco – Fogo) e Fefê Torquato (Tina – Respeito, que terá lançamento na Bienal do Livro).

 

Foto: Divulgação

 

Mas as atrações não param por aí. No último dia do evento, domingo (8/9), às 11h, Mauricio e seus personagens participarão da apresentação da revista sobre a distrofia muscular de Duchenne, no estande da MSP. Às 15h, o pai da turminha e a editora 100% Cristão, estarão pelo estande Leitor Gospel. Fechando o dia, às 18h, haverá uma sessão de autógrafos dos livros Sítio do Pica Pau Amarelo e Narizinho Arrebitado, da editora Girassol, no estande da MSP – A distribuição das senhas será na Livraria Catavento.

 

Programação

Mauricio de Sousa terá várias participações na agenda da Bienal:

31/ago – Sábado

  • 10h30 Estande da MSP – 60 Anos – Mauricio de Sousa e personagens Luca e Dorinha
  • 14h Estande da Melhoramentos – Mauricio de Sousa, Manuel Filho e personagens Mônica e Cebolinha
  • 17h Estande da Ave-Maria – Mauricio de Sousa e personagens Mônica e Cebolinha

 

 

01/set – Domingo

  • 11h Estande da Boa Nova – Mauricio de Sousa, Luis Hu, Ala Mitchell, personagens Mônica e Cebolinha
  • 14h Estande da Panini – Sessão de autógrafos
  • 17h Estande da Melhoramentos – Mauricio de Sousa e personagens Tikara e Keika

 

03/set – Terça-feira

  • 11h às 12h Painel com a Editora Melhoramentos – Espaço pela estrada afora – Programação Oficial – Mauricio de Sousa falará sobre o livro Uma viagem do Brasil ao Japão

 

04/set – Quarta-feira

  • 15h Painel com Mauricio de Sousa e com o filho de Osamu Tezuka, Makoto Tezuka

 

07/set – Sábado

  • 11h Estande da Editora Panini – Sessão de autógrafos
  • 14h30: Estande da Panini – Sessão de autógrafos com os autores das três Graphics MSP publicadas em 2019: Bianca Pinheiro (Mônica – Tesouros), Eduardo Ferigato (Piteco – Fogo) e Fefê Torquato (Tina – Respeito, lançada na Bienal).
  • 15h Bate-papo com Mauricio de Sousa e Mario Sergio Cortella – Programação Oficial – Auditório Madureira
  • 16h Sessão de autógrafos – Arena de autógrafos
  • 19h30 Estande da Editora Nemo / Grupo Autêntica – Sessão de autógrafos lançamento do livro Turma da Mônica Jovem – Um Convite Inesperado, com as autoras: Baby Dawet, Carol Christo, Melina Souza e Pam Gonçalves

 

08/Set – Domingo

  • 11h Estande da MSP – Sessão de Autógrafos Mauricio de Sousa com os personagens Luca e Dorinha
  • 15h 100% Cristão – Estande da Leitor Gospel – Mauricio de Sousa e personagens Mônica e Cebolinha
  • 18h Girassol – Estande da MSP – Sessão de autógrafos dos Livros Sítio do Pica Pau Amarelo e Narizinho Arrebitado – a distribuição das senhas será na Livraria Catavento.

 

 

 

 

 

Créditos: Way Comunicações

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *