Espetáculo Helena Perdida reestreia no Teatro Poeira

Foto: Helena Perdida

O Teatro Poeira recebe, de 06 a 28 de agosto, às terças e quartas sempre às 20h, o espetáculo Helena Perdida, com dramaturgia e direção de Rafael Souza-Ribeiro e atuação de Paula Valente. A montagem narra a história de um megaevento no alto de uma idílica cobertura carioca, onde a sexta mulher mais poderosa do mundo decide os rumos de toda uma cidade entre um canapé e outro: das passagens de ônibus às ações de segurança pública.

Helena tem sob seu comando uma holding que controla diversos setores da economia. Diante de um mundo em transformação, que ela se recusa a aceitar, abre sua casa para políticos, empresários, juízes e generais, oferecendo uma festa para fechar negócios, travar alianças e fazer pactos. Um grande acordo nacional com tudo. Helena Perdida é uma fábula sobre o poder.

A realização desse espetáculo é a terceira parte de um ciclo de pesquisa iniciado em abril de 2017 e que se dispôs a pensar o impacto social, político e cultural dos grandes eventos esportivos realizados na cidade do Rio de Janeiro nos últimos anos, a partir de seus preparativos e, por tabela, seus desdobramentos. Essa pesquisa gerou, além de uma série de ações performativas pelo espaço urbano, a criação da cena curta A Grande Festa, uma cena de 15 minutos que veio a ser o gérmen de Helena Perdida.

A Grande Festa foi criada especialmente para integrar a mostra Que Legado, que mobilizou centenas de artistas da cidade durante o ano de 2017. Tamanho seu poder de agregação que a mostra foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação. A Grande Festa também foi apresentada em diferentes espaços da cidade, e integrou a programação de alguns festivais de cenas curtas, tendo sido premiada como a melhor cena no 2º Festival de Cenas Curtas do Zimba, que também concedeu o prêmio de melhor direção a Rafael Souza-Ribeiro. Já no 10º Festival de Cenas Curtas de Niterói, Paula Valente foi agraciada com o troféu de melhor atriz.

 

Sinopse

Um megaevento acontece no alto de uma idílica cobertura carioca, onde a sexta mulher mais poderosa do mundo decide os rumos de toda uma cidade entre um canapé e outro: das passagens de ônibus às ações de segurança pública.

 

SERVIÇO

Helena Perdida

Temporada: 6 a 28 de agosto de 2019

Local: Teatro Poeira

Endereço: Rua São João Batista, 104, Botafogo

Quando: terças e quartas às 20h 

Ingresso: R$50 (inteira)\R$25 (meia) 

Duração: 60 min

Gênero: drama tropical

Classificação: 12 anos

 

Atuação: Paula Valente

Dramaturgia e direção: Rafael Souza-Ribeiro

Figurino: Juli Videla

Visagismo: Vê Carvalho

Adereços: Eber Inácio

Iluminação e cenário: Paulo Denizot

Trilha sonora: Arthur Ferreira

Artista plástico: Alexandre Martins

Fotografia: Aline Macedo

Arte Gráfica: Ludmila Valente

Coordenação de Produção: Raoni Seixas

Produção: Curiosa Cultural

Realização: Paula Valente e Rafael Souza-Ribeiro

 

 

 

 

Créditos: Lyvia Rodrigues Assessoria

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: