Dia do Escritor: Três passos realizar o sonho de escrever e publicar seu livro

“O livro é um meio muito eficaz para você transmitir seus conhecimentos e experiências a um grande número de pessoas”, Villela.

 

Foto: Divulgação

No dia 25 de julho é comemorado o Dia do Escritor. A data teve origem durante a década de 1960 e ressalta a importância da educação e da cultura, para a criação de adultos pensadores e, uma sociedade que valorize e incentive a leitura. De acordo com a crença popular, o homem precisa realizar três ações durante a vida como forma de perpetuar um legado “plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro”.

Pensando nisso o Book Advisor Eduardo Villela, revela três passos para quem deseja realizar o sonho de escrever e publicar seu livro.

 

Confira: 

 

Conte com a ajuda de um book advisor

O Book Advisor ajuda o autor a montar o projeto de seu livro. Eduardo Villela conta que ele orienta o autor na construção do plano de obra (uma espécie de plano de negócios do livro) que deve conter todas as informações e análises. Ele ainda explica que de início conversa com a pessoa interessada em escrever o livro para saber a relevância do tema escolhido, procura saber qual abordagem o autor pretende desenvolver dentro desta temática e por quais razões ele quer escrevê-lo.

 

“A partir disso analisamos também quem é o público-alvo de leitores e os principais motivadores que despertarão o interesse deles por lê-lo e também ponderamos quais serão os diferenciais de mercado do livro, ou seja, o que o tornará único no mercado”, conta Eduardo.

 

O especialista também ajuda o autor na produção de um roteiro detalhado de capítulos, contendo todos os assuntos que ele pretende abordar em cada um deles; e, por fim, cria com ele um cronograma de trabalho e uma rotina eficaz de escrita.

 

‘Esta primeira etapa de concepção do projeto do livro equivale à planta de uma casa feita em conjunto com um arquiteto”, explica Villlela.

 

Tenha experiências para compartilhar

Para escrever seu livro, é fundamental que você, autor, conheça muito bem o tema escolhido (tanto na prática como na teoria), quem serão os seus leitores e suas necessidades, ou seja, por quais razões eles se interessarão pelo seu livro. Quais são os sonhos, as dúvidas, os medos de seus leitores? Quais desafios e mudanças ele estão vivendo no dia a dia? 

 

Publique seu livro

Muita gente acredita que seu livro só vai ser lido e bem-aceito pelos leitores caso seja publicado por uma editora, mas, de acordo com Villela isso não é uma regra. “Na atualidade, se você é um autor que cria vínculo, conexão e interage com o seu público-alvo por meio de um canal no Youtube, um perfil no Instagram ou um blogue, uma edição independente de seu livro pode ser um caminho bastante interessante e viável.

O autor ainda explica que existe, por exemplo, um bom número de autores que lançam seus livros como e-book em plataformas como o Kindle da Amazon e alcançam resultados muito bons. Outra preocupação corriqueira é a falta de tempo para escrever o livro. Segundo o Book Advisor, uma organização eficaz da rotina de escrita do autor e um cronograma detalhado tornam o processo de escrita bem mais simples.

 

“Um Book Advisor experiente está preparado para orientar o autor a encontrar a dinâmica de trabalho que funcione para sua realidade de tempo”, destaca Villela.

 

Eduardo Villela graduou-se em Relações Internacionais e cursou mestrado em administração, ambos na PUC-SP. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004, já lançou quase 600 livros de temas variados , entre eles obras de gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, biografias, interesse geral, biografias e ficção infanto-juvenil e adulta. Trabalhou como editor de aquisições de livros universitários e de negócios na Editora Saraiva, editor de livros de negócios na editora Campus-Elsevier, gerente editorial de todas as linhas de publicações na Editora Gente e copublisher e diretor comercial da Editora Évora.

 

Mais informações em www.eduvillela.com

 

 

 

 

Fonte/ Créditos: Digital Trix

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista Eletrônica que vai te deixar informado sobre diversos eventos. Fique Ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *