Últimos dias para ver a exposição da ONU sobre refugiados no Caxias Shopping

Foto: Divulgação

Até o dia 24 de julho quem visitar o Caxias Shopping poderá conferir a exposição “Em Casa, No Brasil”. Na mostra gratuita organizada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), em parceria com o Sesc RJ, o visitante participa de experiência imersiva nas histórias de descolamentos forçados de migrantes que vieram para o Brasil.

O destaque do evento é a RHU (unidade habitacional criada pela ONU para abrigos e campos de refugiados) em que os visitantes podem entrar, ver fotos de refugiados pelo mundo e ouvir as vozes dessas pessoas contando suas histórias, em uma experiência sonora impactante. Essa é a primeira vez que o projeto é apresentado em um shopping no Estado do Rio. Uma oportunidade única para aproximar o grande público dessa questão humanitária. O evento conta, ainda com uma série de palestras, cursos e rodas de conversas com migrantes de diversas partes do mundo, que hoje vivem no Brasil.
 
O objetivo do projeto é sensibilizar a população do Rio de Janeiro sobre a questão do refúgio, contribuindo para melhorar a recepção dessas pessoas, reduzir a xenofobia e preconceitos e construir um ambiente favorável socialmente para a integração dessas pessoas.

A produção das unidades habitacionais (RHU) pela Better Shelter começou em 2015, após extensa pesquisa e testes laboratoriais realizados em diversas condições climáticas. Cerca de 15 mil unidades foram posteriormente implantadas em acampamentos na Europa, Oriente Médio e África. Na fase de testes, o feedback das pessoas residentes foi extremamente positivo, de acordo com os objetivos traçados de fornecer acomodação segura e digna.

O evento terá ainda exibição de filmes que contam a história de refugiados e uma exposição com 52 fotos registradas em diferentes partes do mundo por fotógrafos da ONU. As imagens revelam as crises do deslocamento forçados em países como Síria, Sudão do Sul, República Democrática do Congo e Mianmar. As imagens também contam histórias de crianças, homens e mulheres que abandonaram suas casas, devido a violações de direitos humanos. Segundo o Acnur, mais de 68 milhões de pessoas no mundo encontram-se fora dos seus locais de origem. Guerras, conflitos e perseguições são alguns dos principais motivos do êxodo.

 

SERVIÇO
Evento Em Casa, No Brasil no Caxias Shopping
Data:
até 24 de julho

Visitação da HRU: de segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingo das 13h às 21h
Local: Caxias Shopping – Rodovia Washington Luiz, 2895.  Duque de Caxias. RJ.
Telefone:
(21) 2430-5110 ou WhatsApp (21) 9-9305-3611.

Classificação: livre
GRATUITO

PROGRAMAÇÃO

19 de julho (14h às 18) – Curso de imersão – Impactos ambientais e fluxos migratórios
21 de julho (15h às 17) – Curso de Imersão – Impactos do refúgio no desenvolvimento infantil
23 de julho (15h às 17h) –  Curso de Imersão – Refugiados e empreendedorismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *