BH Design Festival recebe a apresentação do Salão Vivacqua

Foto: Pedro Sales

O BH Design Festival chega a Belo Horizonte com a proposta de divulgar o potencial criativo e levantar a bandeira do design na cidade. Para isso, uma das ações é um circuito urbano de atividades voltadas para o segmento, que serão realizadas simultaneamente em alguns dos mais prestigiados espaços da cidade que respiram deste universo. Um dos destaques do circuito é a apresentação do Salão Vivacqua como vindoura instalação do Museu da Cadeira Brasileira – MuC, por meio de uma programação gratuita de talks e bate-papos a respeito da profunda relação do design nas raízes históricas do espaço urbano de BH e da cultura mineira.

Os encontros para discussões contam com a presença de diversos pesquisadores, professores, doutores e mestres em design, história da arte, moda, dentre outras áreas relacionadas com a temática do Festival. Para participar, o público interessado pode realizar a inscrição gratuita pelo link do sympla: https://www.sympla.com.br/muc. O espaço também promoverá dentre os dias 29 de maio e 08 de junho, a exposição “A Cadeira e A Poesia” que propõe um olhar particular e profundo perante o “objeto Cadeira” e as extensas possibilidades de narrativas criadas, seja de cunho histórico, bem como retrata a evolução cultural registrada em seu aspecto formal e material. A história da cadeira brasileira, se percebido por um viés antropológico, propõe um inspirador diálogo social, cultural, político e econômico em âmbito nacional, criando uma temática que também será abordada em diversos dos encontros de bate-papos da programação.

O projeto do Museu também prevê a instalação de um Centro de Pesquisa, voltado para a constante produção científica em torno de seu tema central, “a Cadeira”. Composta por uma equipe de cientistas, pesquisadores e teóricos em um espaço destinado a produzir exposições, artigos científicos, publicações literárias, cursos, palestras, entre outros, o Museu da Cadeira Brasileiro – MuC se propõe à intensa interatividade com a comunidade por meio de atividades culturais, revivendo os antigos saraus literários como aconteciam em outros tempos no Salão Vivacqua.

O Salão carrega esse nome devido à numerosa família Vivacqua que residiu no edifício entre os anos de 1920 a 1930, quando era um local de encontros onde à elite intelectual da cidade convergia. Marcados pelas presenças de figuras notáveis da intelectualidade mineira como Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava, Abgar Reanult, Milton Campos, João Guimarães Rosa, e outros convidados, se encontravam para discutir sobre poesia, política e outros assuntos culturais à sua época. Os encontros do grupo saíram dos famosos cafés e passaram a acontecer na grande sala de estar do casarão da família Vivacqua, promovidos por Achilles, então com seus 20 anos, e já poeta.

 

Programação Oficial de Talks no Museu da Cadeira – MuC

Evento Gratuito – Vagas limitadas | Inscrições: Sympla

Apoio Institucional: Khaya Woods | Templuz | Sistema FIEMG | Escola de Design – UEMG

– 28/05 – 20hrs – Abertura da programação: Sarau com o Grupo “Data Venia”

– 29/05 – 16hrs – Talk: “Salão Vivacqua e outras casas nobres” com Celina Borges, da Escola de Arquitetura da UFMG. Autora e orgqanizadora do livro “Casa Nobre”.

Inscrição:https://www.sympla.com.br/expo-a-cadeira-e-a-poesia–talk-salao-vivacqua-e-outras-casas-nobres__535116

– 30/05 – 16hrs – Talk: “A poesia no cemitério do Bonfim” com Marcelina Almeida, Doutora em História pela UFMG.

Inscrição:https://www.sympla.com.br/expo-a-cadeira-e-a-poesia–talk-a-poesia-no-cemiterio-do-bomfim__535117

– 31/05 – 16hrs – Talk: “Luz Del Fuego, a Bailarina do Povo” com Branca de Paula, Escritora e Filósofa formada pela FAFICH (UFMG).

Inscrição:https://www.sympla.com.br/expo-a-cadeira-e-a-poesia–talk-luz-del-fuego-a-bailarina-do-povo__535121

01/06 – 11hrs – bate-papo “A Poesia do Design Contemporâneo” com os designers convidados André Ferri, Juliana Vasconcellos, Olavo Machado Neto e Thales Pimenta, com mediação da curadora Adriana Dornas.

Inscrição:https://www.sympla.com.br/expo-a-cadeira-e-a-poesia–talk-a-poesia-do-design-contemporaneo__535123

03/06 – 16hrs –Talk: “Projeto revista: Ideia Design” com Camilo Belchior, Mestre em Design pela Escola de Design da EUMG.

Inscrição:https://www.sympla.com.br/expo-a-cadeira-e-a-poesia–talk-projeto-revista-ideia-design__535126

– 04/06 – 16hrs – Talk: “Mídias sociais nos espaços de cultura” com Natalia Dornellas.

Inscrição:https://www.sympla.com.br/expo-a-cadeira-e-a-poesia–talk-midias-sociais-nos-espacos-de-cultura__535128

– 05/06 – 16hrs – Talk: “A cadeira como objeto social” com Giselle Safar, Mestre e Prof. De Historia da Arte na Escola de Design da UEMG

Inscrição:https://www.sympla.com.br/expo-a-cadeira-e-a-poesia–talk-a-cadeira-como-objeto-social__535130

– 06/06 – 11hrs – Talk: “A cidade e a Moda: Belo Horizonte no início do século XX”, com a Doutora em Artes visuais pela Universaidade de Belas Artes da UFMNG, Angélica Adverse.

Inscrição:https://www.sympla.com.br/expo-a-cadeira-e-a-poesia–talk-a-cidade-e-a-moda-belo-horizonte-no-inicio-do-sec-xx__535134

06/06 – 16hrs – Talk “Um passeio pelos cinemas de rua de Belo Horizonte”, com Rita Ribeiro, Doutora e responsável pelo Programa de Pós-Graduação em Design da UEMG. Inscrição:https://www.sympla.com.br/expo-a-cadeira-e-a-poesia–talk-um-passeio-pelos-cinemas-de-rua-de-belo-horizonte__535263

07/06 – 11hrs – Talk: “Design com afeto” com o renomado designer convidado, Paulo Alves (SP).

Inscrição:https://www.sympla.com.br/expo-a-cadeira-e-a-poesia–talk-design-com-afeto__535138

 

Serviço ::

                              

Programação de atividades do Museu da Cadeira Brasileira

Quando: conferir programação

Onde: Museu da Cadeira Brasileira – MuC (Rua Gonçalves Dias, 1218 – Funcionários, BH)

Público: Estudantes, designers, empreendedores, executivos e interessados em desgin, arte e cultura

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/muc

 

Exposição “A Cadeira e A Poesia”:

Quando: de 29 de maio a 08 de junho

Horário de visitação: de segunda àasábado, das 10h às 18h

Onde: Museu da Cadeira Brasileira – MuC (Rua Gonçalves Dias, 1218 – Funcionários, BH)

Entrada Gratuita

 

BH Design Festival

Quando: 28 de maio a 08 de junho

Onde: conferir programação

Instagram: @bhdesignfestival

Facebook: https://www.facebook.com/BH-Design-Festival-317977795489204/

 

 

 

 

 

Créditos: A Dupla Informação

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: