Grande Missa em Si Menor de Johann Sebastian Bach no Centro Cultural Justiça Federal

A Grande Missa em Si Menor de Johann Sebastian Bach e o lado oculto do artista que faleceu sem nunca tê-la ouvido por completo.

 

 

Foto: Divulgação

Neste sábado, dia 23 de fevereiro Maestro Ricardo Rocha, da Cia Bachiana Brasileira, fará única apresentação na Série Desafios Musicais, no Centro Cultural Justiça Federal, CCJF, centro do Rio de Janeiro. 

O maetro vai apresentar a obra da Grande Missa em si menor, de J. S. Bach (1685-1750), onde o autor investiu os últimos 25 anos da sua vida, num projeto pessoal e sem encomenda, pois faleceu sem nunca tê-la ouvido por completo. Tida como a obra mais importante da história da Música até o início do século XX, a palestra com filme abordará as diversas singularidades desta missa em latim escrita por um luterano, com o Ordinarium completo da liturgia católica e seu Credo apostólico do século IV. Ela retrata Bach como um caso excepcional de barroco protestante, cuja estética atua com a representação do sagrado da antiga mística da tradição apostólica, expressa em simbologia numérica.

 

Essa obra é o meu testamento como músico e como cristão, numa declaração só“, Bach escrever na última página.

 

Bach deixou como uma carta à posteridade, a expressão de um coração ecumênico que ansiava pela reconciliação da Igreja e sua tradição apostólica, cultura repelida pelo protestantismo.

Roteirizada e filmada por Olivier Simonnet na Catedral de Notre-Dame, contou com a Ensemble Orchestral de Paris, os solistas Ruth Ziesak e Joyce Di Donato, sopranos; Paul Agnew, contratenor; Daniel Taylor, tenor, e Dietrich Henschel, baixo, sob a regência de John Nelson, a partir dos concertos de 27 e 30 de março de 2006, em Paris.

 

Serviço:

Série DESAFIOS MUSICAIS sobre

Johann Sebastian Bach e a Grande Missa em si menor

Direção musical e palestra: Maestro Ricardo Rocha

Produção: Saulo Chermont

Apoio Institucional:

Centro Cultural Justiça Federal, CCJF

Av. Rio Branco, 241 – Centro

Rio de Janeiro / RJ 20040-009  (55 21) 3261-2550

Dia 23, sábado, 15 horas

R$ 40 e R$ 20 (meia), no Cinema

 

 

 

Créditos: Assessoria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *