Verão: Alimentos que podem prolongar o bronzeamento na sua pele

Foto: Pixabay/Imagens gratuitas

Apaixonada pelo poder dos alimentos, a nutricionista Sabina Donadelli garante que a comida pode fazer maravilhas pelas pessoas. E ela sabe o que está falando. Formada e pós-graduada em Nutrição, a profissional alia seus conhecimentos da escola clássica com estudos da fitoterapia e dietoterapia oriental, como a chinesa e a indiana. Sabina afirma que nas doses e combinações certas, as refeições podem auxiliar no tratamento de doenças, auxiliam na perda de peso, corrigem distúrbios, espantam a tristeza, rejuvenescem a aparência e, entre tantos outros benefícios, ainda nos levam à felicidade.

Cenoura, melancia, pimentão vermelho e amarelo, tomate, mamão, manga, acerola, beterraba, couve, espinafre e agrião são exemplos de alimentos ricos em carotenoides, substancia que dá cor aos alimentos que vão dos amarelos aos vermelhos e também os verdes escuros e que podem, inclusive, auxiliar a prolongar o bronzeado após o verão.

Existem mais de 700 tipos de carotenoides diferentes. Apenas 50 fazem parte da dieta humana sendo que apenas seis respondem por 95% do que ingerimos (b-caroteno; a-caroteno; Licopeno; Luteína; β-Criptoxantina e Zeaxantina). O carotenoide é uma substância lipossolúvel. Isso quer dizer que, na presença de um óleo (por exemplo azeite de oliva, coco ou castanhas) o carotenoide é mais facilmente transportado e absorvido pelo organismo. Os carotenoides estão relacionados à síntese de vitamina A, que nosso organismo não produz e só pode ser obtida através da alimentação e que está diretamente relacionada à saúde da pele, além de ser um potente antioxidante.

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A manutenção do bronzeado está diretamente relacionada à qualidade dos melanócitos da pele, que se for saudável, é uniforme e sem manchas escurecidas. Vale ressaltar que a quantidade de melanócitos também determina o quanto a pele ficará bronzeada. Pessoas com menos melanócitos não conseguem atingir naturalmente um tom muito escuro.

Quanto à ingestão diária, cada pessoa deve procurar introduzir os alimentos fontes de carotenoides seguindo a sua dieta habitual e fazendo as substituições dentro das recomendações do nutricionista. Mas eu arisco dizer que vale a pena ter pelo menos uma fonte de carotenoide em todas as refeições do dia, pelo menos na primavera e no verão. Como a lista de fontes é razoavelmente extensa, não é algo muito complicado.

 

 

Principais Representantes/Fontes

Caroteno: cenoura
Caroteno: na manga, abóbora, cenoura
Luteína: batata, cenoura, milho e gema de ovos;
Criptoxantina: milho, páprica e mamão;
Zeaxantina: gema de ovos, milho, espinafre e páprica ;
Crocina: açafrão;
Bixina: urucum;
Capsantina: na pimenta vermelha;
Capsorrubina: páprica;
Violaxantina: amor perfeito
Licopeno: tomate, beringela, cenoura, pimentas verdes, ameixa, mamão, pêssego e melancia.

 

 

Para saber um pouco mais sobre o trabalho da nutricionista:

 

Site – http://www.sabinadonadelli.com.br/ .

Instagram @sabinadonadellinutri

Facebookhttp://www.facebook.com/SabinaDonadelliNutricao

 

 

Crédito/ Fonte: Sabina Donadelli/ Carolina Lara/ Merge Plus

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