Renata Lira lança o livro ‘Quilombo na Serra do Mar’ em Casimiro de Abreu

Foto: Alex Lira

A obra ‘Quilombo na Serra do Mar: a ousadia de lutar pela liberdade’ é fruto de dez anos de pesquisa da historiadora Renata Lira sobre o movimento quilombola na Serra de Casimiro de Abreu\RJ, será lançada no  próximo dia 14 de novembro, às 17h, na Câmara de Vereadores, de Casimiro de Abreu. A publicação resgata a história desse reduto de luta contra a escravidão, até pouco tempo relegado ao ostracismo.

No início de 1820, por ordem de D. Pedro, os habitantes do Quilombo foram expulsos de suas terras entregues às recém-chegadas famílias suíças, cujo o bicentenário da colonização no Brasil ocorre em 2018. Apagada literalmente do mapa, a comunidade de escravos fugitivos manteve vestígios na região onde um dia existiu. Ironia da história, os que lá hoje reside, descendentes de suíços, moram no ‘Quilombo’, como muitos se referem ao local antes ocupados pelos ex- cativos.

No próximo dia 14, na Câmara de Vereadores essa trajetória será debatida por ocasião do lançamento do livro de Renata Lira em parceria com a N30 editorial.

 

Serviço:

O Que? Lançamento do livro ‘Quilombo na Serra do Mar: a ousadia de lutar pela liberdade’, de Renata Lira   

Quando? 14/11 –Quarta-feira, às 17h

Onde? Câmara Municipal de Casimiro de Abreu

Entrada Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *