Espetáculo “Senhora dos Afogados” estreia no Teatro XP Investimentos

 

Foto: Carol Beiriz

Dirigido por Jorge Farjalla, o espetáculo “Senhora dos Afogados, texto de Nelson Rodrigues, estreia no XP Investimento no dia 05 de outubro, sexta, depois de uma temporada de sucesso no Teatro Porto Seguro em São Paulo no primeiro semestre. 

O elenco traz Alexia Dechamps, Joao Vitti, Karen Junqueira, Rafael Vitti, Francisco Vitti (que fará uma dobradinha com Rafael durante a temporada), Letícia Birkheuer, Nadia Bambirra, Jaqueline Farias e Du Machado.

“Senhora dos Afogados” faz parte da saga mítica rodriguiana assim intitulada pelo crítico Sábato Magaldi. Escrita em 1947, segue a linha de “Álbum de Família” (1945), “Anjo Negro” (1946) e “Dorotéia” (1949) e traz uma forte simbologia que se aproxima das tragédias gregas, em que os clãs familiares se entre-devoram num inferno de culpas desmedidas. O projeto desta montagem nasceu de um desejo de Letícia Birkheuer de que Farjalla a desconstruísse num papel de teatro.

Os Drummond, uma família de três séculos, com mulheres que se gabam da fidelidade conjugal, choram a morte por afogamento de Clarinha, uma das filhas de Dona Eduarda e Misael Drummond, e, ao mesmo tempo, prostitutas do cais do porto interrompem suas atividades para lamentar a impunidade do assassinato de uma das suas que morrera há dezenove anos.

 

 

Sinopse

Ligações incestuosas, obsessões, pulsões arcaicas, conflitos entre o lógico e o irracional, todas as amarras são rompidas, os personagens se movem num tempo verdadeiramente mítico, do inconsciente. Senhora dos Afogados é uma peça que se aproxima das tragédias gregas, em que os clãs familiares se entre devoram num inferno de culpas desmedidas.  

Dona Eduarda, esposa de Misael, e Moema, única filha mulher que restara, além do irmão, Paulo, se digladiam em torno da questão do pudor e da honra da mulher, hostilizando-se devido a um ódio primordial. Moema, que gostaria de viver sozinha com o pai, urde um plano para que a mãe o traia com o próprio noivo, um ex-oficial da marinha.

 

Ficha Técnica

Texto: Nelson Rodrigues

Direção e encenação: Jorge Farjalla

Elenco: Alexia Dechamps, Joao Vitti, Karen Junqueira, Rafael Vitti, Francisco Vitti, Letícia Birkheuer, Nadia Bambirra, Jaqueline Farias e Du Machado

Dramaturgia: Jorge Farjalla

Direção musical e trilha original: João Paulo Mendonça

Direção de arte e espaço cênico: José Dias

Figurinos e adereços: Jorge Farjalla e Ana Castilho

Desenho de Luz: Vladimir Freire e Jacson Inácio

Preparação Corporal: Jorge Farjalla

Maquiagem e visagismo: Vavá Torres

Assistente de direção: Raphaela Tafuri

Preparação vocal: Patrícia Maia

Design Gráfico: Kalulu Design & Comunicação e Letícia Andrade

Direção de Produção: Lu Klein

 

 

Serviço

Peça: “Senhora Dos Afogados”, de Nelson Rodrigues

Direção e encenação: Jorge Farjalla

Gênero: Drama

Elenco: Alexia Dechamps, João Vitti, Karen Junqueira, Rafael Vitti, Francisco Vitti, Letícia Birkheuer, Nadia Bambirra, Jaqueline Farias e Du Machado

Local: Teatro XP Investimentos (Jockey Club Brasileiro, Av. Bartolomeu Mitre, 1110 – Leblon – RJ – 3807-1110)

Estreia: 05 de outubro, sexta

Temporada: até 25 de novembro

Horários: sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h

Ingressos: R$ 60,00 e R$ 30,00

Classificação: 16 anos

Duração: 90 minutos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *