Vanessa Balula lança livro Marina nada morena no Leblon

 

Foto: Divulgação

A escritora Vanessa Balula lança sua primeira obra literária “Marina nada morena”, da Bolacha Maria Editora, no próximo dia 30 de setembro, às 11 horas, na Livraria Argumentono Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. A história, antes de ser lançada nas livrarias, pode também ser assistida em sua versão para o teatro. A adaptação para os palcos, feita também por Balula, está em cartaz no Teatro das Artes, na Gávea, até 28 de outubro, e tem direção de Ernesto Piccolo, com Mel Maia no papel da protagonista, e Cauê Campos como seu melhor amigo, o pequeno Lucas. E ganhará os palcos em outras capitais ainda esse ano.

 

Livro trata de forma lúdica e poética situações delicadas na infância, como a separação dos pais e a relação com o mundo

 

Marina, que de morena não tem nada – e ‘está longe de ser aquela Marina morena que se pintou’ da canção de Dorival Caymmi – “ela é ruiva. Tem as bochechas sardentas, mas o cabelo é assim meio cor de xarope”, conta autora logo na primeira página. Bastante curiosa e criativa, Marina, coleciona palavras, tem nomes prediletos, amigos imaginários e gosta de pensar histórias de nuvem para passar o tempo. É só meio filha única, só meio caçula… porque o pai da Marina antes de casar com a mãe da Marina, já tinha um filho, o Rafa. 

 

Obra, que também ganhou versão da autora para os palcos, com Mel Maia no papel da protagonista, terá seu lançamento no Rio de Janeiro no próximo dia 30 de setembro, na Livraria Argumento, no Leblon. A peça fica em cartaz no Teatro das Artes, na Gávea, até o fim de outubro.

 

Aos oito anos, seus pais se separaram, ela mudou de casa e não parecia se sair tão bem na escola; até que ganhou um melhor amigo para chamar de seu, o Lucas – assim seu mundo imaginário ganhou um céu de estrelas e muitas novas histórias para contar. 

A história e todo o livro Marina nada morena sugere ser contado e feito por crianças – folhas de caderno, imagens de carimbo, brincadeiras visuais, papeis manuscritos – até mesmo o narrador ganha ares de “amigo da mesma idade”. Como um diário da própria protagonista. Imprimindo ao seu leitor uma sensação de ‘gostinho de infância’. 

O leitor tem ainda uma alegre surpresa no final do livro: a letra da música tema – composta por Júlia Vargas-Viegas – e a inclusão de um QR Code – que pode ser acessado por qualquer app de leitor de QR Code – e o encaminha para ouvir a música cantada pela compositora e pela própria autora. 

 

Serviço:

Marina nada morena

LANÇAMENTO – dia 30 de setembro, domingo às 11 horas

Livraria Argumento – rua Dias Ferreira, 147 – Leblon.

No lançamento a história será contada e cantada pelo artista Joel CostaMar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *