‘Samba do Voluntário’ reúne 500 eventos simultâneos do gênero pelo mundo

“O samba surgiu fazendo ações sociais. É música originalmente de resistência”, diz Leandro Lehart, cabeça dos dois eventos.

 

Foto: Divulgação

Durante cinco horas do dia 23 de setembro o samba será a música mais tocada ao vivo no planeta. Nesse dia, entre 15h e 20h (de Brasília), acontece a primeira edição do “Samba do Voluntário”, congregação mundial que organizou 500 eventos beneficentes simultâneos pelo mundo. A iniciativa é extensão do “Samba Cura”, que desde 1997 começou a utilizar o ritmo mais brasileiro de todos como propulsor de ações beneficentes.

O “Samba Cura” reuniu 36 artistas há 21 anos, que gravaram a canção “Noite Fria”, lançou coletânea de sambas dos anos 1990 e colheu frutos, tendo gerado por exemplo, junto à Ação Solidária, o Itaci, Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, em 2002. Em 2016, o Samba Cura retornou com 65 artistas e foi o gatilho para essa democratização da solidariedade.

O “Samba do Voluntário” aglutina como ação beneficente para todas as rodas e eventos de samba pelo mundo, no Brasil, de imigrantes espalhados e amantes da cultura verde-e-amarela, propondo que aconteçam no dia e hora acima, sejam transmitidos ao vivo (para a organização concentrar a retransmissão em uma central única) e que proponham levantar benefício para uma entidade à escolha de cada participante.

Dado o número alto de inscritos espontaneamente, mesmo antes da divulgação oficial, o “Samba do Voluntário” limitou a 500 os participantes registrados, pois não existe logística para atender, dar espaço e divulgar mais eventos pelo mundo. Mas como é ação social, estimula que mais grupos, rodas e eventos sejam organizados no dia e horário sugeridos para beneficiarem mais organizações. A estimativa da organização é do envolvimento de 400 mil pessoas no total.

Grupos de samba de Tóquio a Nova York garantiram inscrição, e Lehart entrará ao vivo também em alguns desses eventos, que serão retransmitidos pela página oficial no Facebook: https://www.facebook.com/sambadovoluntario/

O retorno que os participantes inscritos darão será a transmissão ao vivo e um documento atestando a doação do que foi arrecadado para a entidade escolhida. O “Samba do Voluntário” se prepara para edições bienais.

 

 

Endereços:

https://www.facebook.com/sambadovoluntario/

https://www.instagram.com/sambadovoluntario/

 

 

 

 

Por: Perfexx Assessoria

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: