Rio recebe mostra internacional Copy-Art, no Centro de Arte Hélio Oiticica

 

Foto: Divulgação

O Rio de Janeiro é a primeira cidade da América do Sul a receber a mostra  “Copy-Art Xerox Art / 80 Anos – Coleção Baudot”, a partir do dia 1º de setembro, sábado, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. A mostra celebra os 80 anos da Copy-Arte, um movimento artístico mundial, criado por pioneiros nos anos 60 e que tornou-se global nos anos 80, continuando na era digital. A curadoria da mostra internacional é de Alexandre Murucci.

Ao todo serão exibidas cerca de 300 obras de artistas consagrados. Serão expostos trabalhos dos artistas brasileiros Anna Bella Geiger, Paulo Bruscky, Hudinilson Jr., Jozias Benedicto, Tiago Duarte, Tadeusz Zielowski, e  também de artistas internacionais, como Paty Hill, Sonia Landy Sheridan, Sol Lewitt, Gil Wolman, Cejar, entre outros. No Brasil artistas com Anna Bella Geiger, Paulo Bruscky, Hudinilson e outros foram pioneiros na experimentação através de máquinas copiadoras. A celebração, que acontece também em várias cidades do mundo, é liderada pelo colecionador internacional Jean-Claude Baudot, com o apoio de Judith Cushman, e artistas de todo o mundo e muitos profissionais apoiaram entusiasticamente as atividades para comemorar este aniversário.

Foto: Divulgação

A Copy-Art, que também pode ser chamada Xerox-Arte, Electrostática-Arte, Xerografia, Copiografia ou Arte electrográfica, começou globalmente na década de 1960, a seguir a invenção da primeira copiadora xerográfica, totalmente automatizado em 1959. Logo, artistas plásticos tomam este novo meio para criar reproduções não só em papel, mas também em madeira, platina ou tecido. As obras podem se desenvolver em volume, sob a forma de colagem ou cair na categoria do que foi chamado de arte postal ou arte do livro.

Além da mostra no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica celebrar a data, outros países também fizeram uma programação em comemoração aos 80 anos, como a Itália, Estados Unidos, França, Canadá, Espanha, Bélgica, Alemanha e Portugal.

A mostra Copy-Art Xerox Art / 80 Anos – Coleção Baudot possui apoio da Petra Gold Investimentos e do Consulado da França

 

Informações Copy-Art:

www.copyart.fr

baudotjc@yahoo.fr

jcushman@jc-a.com

gayet.jean@orange.fr

 

Foto: Divulgação

Serviço:

 

 Copy-Art / Xerox Art 80 anos – Coleção Baudot

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica:

Rua Luís de Camões, 68 – Centro – Rio de Janeiro – RJ.

Telefone: +55 21 2242 1012.

Data da abertura (aberta ao público): 1º/9, sábado, a partir das 15h

Data visitação: de 1º/9 a 20/10

Programação gratuita

Funcionamento e visitação das exposições: de segunda a sábado, das 12h às 18h. Fechado aos domingos e feriados.

Email: cmaho.cultura@gmail.com

Facebook: facebook.com/cma.heliooiticica

Instagram: instagram.com/cma.heliooiticica

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: