Museu do Futebol no Rio de Janeiro é sugestão de passeio durante a Copa do Mundo

Exposição itinerante patrocinada pela Motorola fica em cartaz até 30 de julho e tem sala que reconta a história todos os mundiais, de 1930 ao fatídico 7 x 1

 

 

Sala Números e Curiosidades
Foto: Ronaldo Franco

A Motorola, por meio da Lei Rouanet, patrocina a exposição itinerante Museu do Futebol na Área, que desembarcou no Rio de Janeiro no dia 13 de junho e reproduz parte da experiência do público que visita o Museu do Futebol, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A mostra fica em cartaz no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) até 30 de julho e já se configura como sugestão de passeio na Cidade Maravilhosa durante a Copa do Mundo. A experiência, que aborda o esporte como parte da história e da memória de cada brasileiro, já foi vista por mais de 3 milhões de pessoas em São Paulo e mais de 16 mil pessoas no Recife, primeira etapa da itinerância. A entrada é gratuita.

São oito módulos na exposição: seis reproduzem conteúdos da mostra principal do Museu do Futebol, e dois foram elaborados exclusivamente para o projeto. Integrantes do time que desenvolveu o museu, como os cenógrafos Daniela Thomas e Felipe Tassara, o designer Jair de Souza e o artista multimídia Tadeu Jungle, participaram da concepção da mostra itinerante.

Sala Origens
Foto: Luciano Mattos Bogado

Entre os destaques, a Sala das Copas do Mundo, que reconta todos os mundiais, de 1930 ao fatídico 7 x 1 sofrido pela seleção brasileira em 2014. Tal como ocorre na sede do museu, a história dos mundiais entrelaça-se ao contexto político e cultural de cada período.

A interação dos visitantes com a exposição será reforçada pelos Moto Snaps, tecnologia modular exclusiva da Motorola para a família Moto Z. Quem visitar a mostra poderá usar o smartphone, por exemplo, para registrar a experiência com o Moto Snap 360 Camera e baixar sua imagem no site do Museu do Futebol. Além disso, poderá experimentar o Moto Snap Gamepad, um módulo que transforma o smartphone em um console portátil com joystick completo.

A exposição Museu do Futebol na Área tem patrocínio da Motorola, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, e apoio da Epson, que desde a inauguração no Pacaembu concede sua tecnologia para projeção das imagens, e da Urso Filmes. No Rio de Janeiro, tem o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil e a Rádio Globo como parceira de mídia.

Sala Rádio
Foto: Luciano Mattos Bogado

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão.

Serviço

Exposição Museu do Futebol na Área
Data: de 13 de junho a 30 de julho de 2018
Horário: de quarta a segunda, das 9h às 21h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro, RJ
Ingressos: entrada gratuita
Realização: Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Museu do Futebol
Patrocínio: Motorola.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: