Biquini Cavadão toca hits e analisa longevidade da banda no Segue o Som

Foto: Mariano Marovatto

Uma das bandas símbolo da radiante cena do rock brasileiro dos anos 1980, Biquini Cavadão agita o programa Segue o Som deste sábado (19), às 15h, na TV Brasil. Os músicos batem um papo com o apresentador Mariano Marovatto e tocam sucessos como “Vento Ventania”, “Tédio” e “No mesmo lugar”.

O programa celebra a longevidade do grupo com mais de 30 anos de carreira. O vocalista Bruno Gouveia dá início ao papo, refletindo sobre um dos pilares da continuidade do conjunto: a preocupação com uma constante e pulverizada agenda de shows.

Durante a entrevista, o músico revela que em 2012 o Biquini Cavadão comemorou a marca de dois mil shows o que garante uma renovação do público que hoje não é limitado aos que foram jovens na época da década de 1980.

“A gente ganhou um grande público no Nordeste a partir da participação em festivais regionais, às vezes entrando encaixado, sem nosso nome no cartaz, indo em cidades como Fortaleza, em que ficamos 11 anos sem ir, pra ampliar nossa presença”, conta Bruno que ainda toca em outro aspecto. “A gente nunca brigou por causa de música. Assinamos as letras coletivamente”, explica.

A banda reflete sobre o contexto sócio político que possibilitou o surgimento de tantos artistas nos anos 1980, num claro reflexo cultural fruto do processo de desmantelamento da ditadura e a consequente abertura política.

Mesmo revisitando esse passado de glória e muito sucesso comercial, num momento inclusive em que o mercado fonográfico desfrutava de outra posição mercadológica, os integrantes do Biquini Cavadão reforçam a preocupação em não alimentar um saudosismo, focando sempre no futuro. Eles falam do bom momento que viveram na segunda metade da década de 1990, quando emplacaram grandes sucessos como “Janaína” e “Vento Ventania”.

O grupo também comenta os desafios de se manter unida na estrada e nos bastidores por tantos anos a fio. Os artistas explicam como funcionam as tomadas de decisão referentes a escolha de repertórios para discos, como se desenvolve a dinâmica de composição e de divisão de direitos autorais, temas que costumam suscitar problemas quando do processo criativo coletivo.

Serviço

Segue o Som – Biquini Cavadão – sábado (19), às 15h, na TV Brasil

Segue o Som – Biquini Cavadão – domingo (20), às 14h, na TV Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *