Noites Pernambucanas no Clube do Choro

Maestro Forró
Foto: Marilia Fraga

É unanimidade que o carnaval pernambucano é um dos mais festejados e tradicionais do Brasil. Tal efervescência é tamanha que alcança os quatro cantos do país. Em Brasília, particularmente, a presença da cultura popular pernambucana, representada pelos ritmos inconfundíveis dos metais das orquestras populares, é fortemente mantida no carnaval de rua brasiliense. No intuito de coroar toda essa trajetória cultural, o Noites Pernambucanas chega a sua 12ª edição promovendo o encontro de maestros que trazem consigo um pouco da cultura musical do Brasil. Frevo, maracatu, coco, baião e manguebeat estarão presentes nos shows que acontecem nos dias 24 e 25 de fevereiro, às 21h, no Clube do Choro de Brasília. A entrada é franca.

O projeto, realizado pela Beco da Coruja Produções com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF, promove um intercâmbio cultural entre os grandes maestros pernambucanos e os artistas da Capital para estreitar ainda mais a relação cultural. Para isso, o Maestro Fabiano Medeiros, regente da Orquestra Popular Marafreboi, de Brasília, divide o palco com ícones da música pernambucana, encerrando o carnaval brasiliense com noites embaladas pelos clássicos dos ritmos do ciclo carnavalesco.

Nas apresentações, o Maestro Fabiano Medeiros compartilha a regência da Marafreboi com os convidados: Maestro Forró, Maestro Ademir Araújo (popularmente conhecido como Maestro Formiga), Maestro Edson Rodrigues, considerado um dos maiores compositores de frevo e o Maestro Spok, embaixador do frevo, que se apresenta apenas no dia 25. Além deles, também haverá apresentação do Coral Edgard Moraes, formado pelas filhas e netas do consagrado compositor Edgard Moraes, e o cantor EdCarlos.

O projeto Noites Pernambucanas oferece ainda vivências na cultura popular por meio da realização da Roda dos Saberes. A atividade reúne os maestros, alunos e quem se interessar pela cultura popular brasileira para trocar experiências. “A intenção é promover um intercâmbio para que ocorra uma grande integração cultural com o que Pernambuco carrega de mais precioso na sua cultura”, disse o Maestro Fabiano Medeiros, responsável pela direção artística do Noites Pernambucanas. A Roda dos Saberes irá acontecer na Faculdade de Arte Dulcina de Moraes, no CONIC, dia 24/02, das 9h ao meio dia. O acesso é gratuito.

 

 

Serviço

12ª Noites Pernambucanas
Sábado, 24/02  às 21h

Domingo, 25/02, às 20h
Local: Clube do Choro de Brasília
Endereço: Setor de Divulgação Cultural, Bloco G – Eixo Monumental
Telefone: 61 3224-0599
Entrada franca
C.I.: Livre

Revista InFoco

Revista In Foco. Uma revista que vai te deixar informado sobre tudo que esta acontecendo na cidade do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: