Exposição “A terra e os devaneios da vontade” no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo

Pintura: Patrícia Chaves

O Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo inaugura no dia 24 de Fevereiro a exposição “A terra e os devaneios da vontade” com obras inéditas de Patrícia Chaves e curadoria de André Sheik. Esta individual é composta por pinturas que resultam das explorações estéticas da imagem da infância feitas pela artista. Fortemente influenciada pela obra de Bachelard ela desenvolve uma poética que se dá no duplo da imaginação e materialidade. No arranjo desta exposição há a intenção de implicitar movimento em sua espacialidade – apoiadas num chão terroso as plantas e as crianças tateiam explorando  limites – as séries se abrem e se fecham.

Sheik comenta que os jardins retratados pela artista talvez sejam tanto das delícias terrenas quanto dos desgostos, entre paraíso e inferno. Quanto à técnica dos trabalhos, ele ressalta o fato de que neles “o desenho, usualmente associado ao esboço, se torna pintura. Os traços em carvão ora são feitos antes da entrada da tinta, ora foram desenhados por cima dela”. Essa ação faz o curador relembrar das palavras do pintor Cézanne “A linha e o modelado não existem em absoluto. Não há diferença entre desenho e cor, uma vez que, na natureza, tudo está colorido”. A exposição ficará aberta ao público até o dia 25 de março.

 

SERVIÇO

 

Exposição individual: A terra e os devaneios da vontade

Artista: Patrícia Chaves

Curadoria: André Sheik

Abertura: 24 de fevereiro, sábado, das 18h às 22h

Período expositivo: 25 de fevereiro até 25 de março de 2018, de terça à sexta das 10h às 19h e aos sábados e domingos das 12h às 20h

Local: Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo

Endereço: Rua Monte Alegre, 306 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ, 20240-193

Telefone: (21) 2215-0618

Visitação gratuita

Mais informações: laurinda.cultura@gmail.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *