MARIANAS – Séculos de Paredes estreia no Parque das Ruínas dia 21

Foto: Rodrigo Menezes

O Grupo Amanajé estreia, no dia 21 de fevereiro, o monólogo “MARIANAS – Séculos de paredes”, no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Com uma única atriz em cena, o espetáculo fala sobre a dependência emocional da mulher em relação ao ser amado.

A peça tem como ponto de partida as Cartas Portuguesas de Mariana Alcoforado, religiosa que viveu no século XVII e se apaixonou pelo Marquês de Chamilly, que lutou em solo português durante a Guerra da Restauração. Mariana era freira do Convento de Nossa Senhora da Conceição, em Beja, Portugal, quando escreveu as cartas.  “Amo-te mil vezes mais que a minha própria vida e mil vezes mais do que eu penso”, diz Mariana Alcoforado em uma das Cartas Portuguesas que narram a história de amor e são consideradas um clássico da literatura mundial.

O que acontecia quando meninas eram encerradas em conventos sem vocação religiosa por ordem dos pais? O que acontece quando mulheres do século XXI se aprisionam em nome da paixão em relacionamentos doentios? Sob a direção de Álexis Diogo, a atriz Helena Tojal traz à cena essas personagens femininas com o objetivo de provocar um debate sobre essas questões. Séculos de paredes culturais, comportamentais e religiosas encarceram mulheres ainda nos dias do hoje?

 

FICHA TÉCNICA

 

Texto e atuação: Helena Tojal

Colaboração: César Cardoso

Direção: Álexis Diogo

Preparação corporal: Well Santos

Cenografia: Filipe Cruz

Iluminação: Filipe Cruz

Produção: Cenna3 Imagem e Mídia

Foto/arte: RMNZ • FOTO

Realização: Grupo Amanajé

 

 

Serviço:

Datas: 21, 22 e 28 de fevereiro e 01 de março

Horário: às 19h30

Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas

Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa

Rio de Janeiro / RJ

INGRESSOS

Inteira – R$ 30,00

Estudantes/maiores de 60 anos – R$ 15,00

Classificação: 16 anos

Duração: 50 minutos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *