CAIXA Cultural Rio de Janeiro realiza curso de Curadoria em cinco movimentos

Solange Lima
Foto: Divulgação

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro realiza, de 20 a 24 de fevereiro de 2018 (terça a sábado), o curso Curadoria em cinco movimentos, com duração de cinco aulas – de terça a sexta, às 19h; e sábado às 10h. Entre os tópicos abordados, os participantes poderão conversar sobre temas como: O que é o ofício de um curador? Qual seu compromisso com os objetos que trabalha e com o seu público? Quais os desafios e as potências dessa atividade e como está o mercado de trabalho?

Essas e outras perguntas serão debatidas por cinco curadores com larga experiência na área e que atuam em campos diversificados: curadores de museus, independentes, de grandes exposições, temáticos ou focais, de centros culturais ou galerias.

“Dentro de um museu, o curador não é só aquele que monta a exposição, que elabora uma linha de raciocínio a partir das obras ou dos objetos de um museu. O curador é aquele que é responsável por um setor do museu”, enfatiza Rodrigo da Silva, um dos professores e coordenadores do evento.

O curso tem 80 vagas e é aberto ao público maior de 16 anos, com inscrições gratuitas. Terão prioridade estudantes de nível superior que estudem temas que dialoguem com o conteúdo das palestras. Para participar, os interessados devem preencher o formulário no site www.curadoriaemcinco.com.br, informando os dados solicitados.  A produção entrará em contato com os aprovados e a lista com os nomes dos selecionados será divulgada até o dia 10 de fevereiro no site do evento e no Facebook: facebook.com.br/curadoriaemcinco.

 

A atividade de curadoria:

O crescente interesse por curadores se baseia numa significativa mudança no cenário da arte internacional que colocou no mapa países que, até alguns anos, figuravam na periferia desse eixo. Tal mudança acarretou no surgimento de novas bienais, galerias não comerciais, museus e centros culturais independentes. No Brasil, o cenário é similar ao que ocorre no exterior. Os projetos artísticos e culturais possuem curadores e a profissão já é ensinada em universidades, mas a ausência de políticas culturais sólidas é apontada como obstáculo para a consolidação da carreira.  

Além da abordagem em torno da profissionalização do ofício de curador, é essencial que a curadoria também seja discutida como ambiente de mediação entre artistas e público. O curso busca, justamente, preencher esta lacuna. O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

 

 

 

Os professores:

Rodrigo da Silva

É doutor em História pela USP com especialização em patrimônio cultural e formado pelo curso de Gestão Cultural do Centro de Pesquisa e Formação do SESC/ SP.

 

Roberto Bertani

Formado em publicidade pela Escola de Comunicações e Artes da USP e doutor na mesma instituição. É curador da Fundação Nemirovsky-Pinacoteca de São Paulo, professor de artes na FAAP São Paulo e colabora com diversas instituições no Brasil e no exterior.

 

Cauê Alves

Mestre e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É professor da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e, desde 2006, é curador do Clube de Gravura do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

 

Solange Ferraz de Lima

Doutora e livre docente pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo. É diretora do Museu Paulista da USP.

 

Claudinei Roberto da Silva

Formado em Artes Plásticas pela ECA-USP. É ex-coordenador do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil, além de professor de desenho, pintura e História da Arte no SESC SP e na Pinacoteca de São Paulo.

 

 

 

Serviço:

Curso Curadoria em cinco movimentos

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Data: 20 a 24 de fevereiro de 2018 (terça a sábado)

Horários: Terça a sexta-feira, às 19h; sábado, às 10h

Duração: 2h/aula – Total de 10 horas

Vagas: 80 pessoas

Inscrições: São gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.curadoriaemcinco.com.br até o dia 10 de fevereiro (sábado).

Classificação Indicativa: 16 anos

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: