Beija-flor voa alto, vence o Carnaval 2018 e volta para o Desfile das Campeãs

Tuiuiti é vice, e Salgueiro fecha o trio. Portela, Mangueira e Mocidade também voltam a desfilar neste sábado. Desfile das Campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro – sábado (17), a partir das 20h30, na TV Brasil

 

 

Desfile da Escola de Samba campeã do Carnaval 2018 
Foto: Fernando Grilli/RioTur

 

Nilópolis está em festa! A baixada fluminense está vestida de azul e branco, cantando com um tom maior de alegria.  A Beija-flor, traçou na avenida uma ligação do monstro Frankenstein com a dor e o pranto “dos filhos abandonados da Pátria que os pariu”. A história e o enredo encenado na Sapucaí, na madrugada de terça (13), se fundiu com o cotidiano do povo brasileiro. Um povo que já está cansado com toda violência, corrupção, descaso do poder público, desigualdade social, todo tipo de intolerância, entre outros, identificou-se com cada detalhe. Ao mostrar as mazelas do Brasil, a escola deixou seu recado e conquistou também o corpo de jurados, em uma disputa apertada, com 269,6 pontos, um décimo à frente da segunda colocada, a Paraíso do Tuiuti, resultado: Beija-Flor, 14 vezes Campeã.  

 

Integrantes da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis comemoram o título 
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

 

“A Beija-Flor trouxe para a Avenida o enredo “Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu”, baseado no livro de terror Frankenstein, de autoria de Mary Shelley, que completou 200 anos”.

 

Pelo terceiro ano consecutivo, TV Brasil transmite o desfile das Campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro com exclusividade neste sábado, 17 de fevereiro. A emissora pública mostra as seis escolas de samba que voltam à Marquês de Sapucaí. A transmissão começa às 20h30 enquanto a primeira agremiação entra na pista às 21h15. A campeã Beija-Flor fecha o desfile e a vice Paraíso do Tuiuti se apresenta logo antes. Sob o comando da jornalista Luciana Barreto e do radialista Tiago Alves, a cobertura exclusiva recebe especialistas em carnaval que comentam o resultado da apuração na Apoteose e ilustram o espetáculo direto do estúdio na Sapucaí.  

 

Paraíso da Tuiuti
Foto: Edna Rocha

 

A Paraíso do Tuiuti, e a região do Bairro São Cristóvão, trouxe mais crítica social ao falar da Lei Áurea e conquistou um histórico vice-campeonato Com o enredo o enredo “Meu Deus, Meu Deus! Está extinta a escravidão?”, falou sobre a liberdade, não planejada, dos escravos e sua marginalidade na sociedade, criticou também a reforma trabalhista. O ponto mais alto do desfile foi o vampiro com faixa presidencial que causou um grande frison no público. Uma exibição excepcional, que a deixou em segundo lugar por um décimo de diferença.

 

Salgueiro
Foto: Edna Rocha

 

O Salgueiro ficou com a terceira colocação ao repaginar um enredo do ano de 1963, que falava sobre Chica da Silva. Mostrou a história e religião das mães negras e sua importância nas diversas culturas.

 

 

Portela
Foto: Divulgação

 

Portela, voltará a Sapucaí para cantar e contar a odisseia dos judeus fugidos da Europa, no século XVII, que se refugiaram no Nordeste do Brasil, antes de desembarcarem nos EUA, para construir a cidade de Nova York.

 

Carro alegórico Mangueira
Foto: Divulgação

 

Mangueira, que também volta para o desfile das campeãs, levou também para Avenida um tema de crítica social, ao alfinetar o corte de verbas para o Carnaval 2018.

 

Foto: Edna Rocha

 

Mocidade retorna “Zen” para a passarela do samba com a saudação “Namastê”, onde fez a ligação da cultura indiana com a brasileira, quase em uma só. Aladim, Tupã, Monges e deuses, mais uma vez irão passear pela Sapucaí.

 

Grande Rio
Foto: Edna Rocha

 

A baixada comemora o campeonato da Beija-flor, mas chora pela Grande Rio, que caiu para o Grupo de Acesso. O carro quebrado, na segunda metade do desfile, foi determinante para o quesito evolução e prejudicou todo o desfile. O negócio da China, da Império Serrano, não emplacou, e a escola desfilará também, no Grupo de Acesso, em 2019. Já a Inocentes de Belford Roxo, que desfilou pelo Grupo de Acesso, terminou na quarta colocação com 268,2 pontos.

 

Gabriel e Selminha comemorando
Foto: Robson Barreto

 

Em Nilópolis, a festa começou por volta das 16h55, quando a escola confirmou a última nota 10 que a deixou na frente da Paraíso do Tuiuti e do Salgueiro. O palco montado na Avenida Mirandela, na Praça dos Estudantes, não comportava a quantidade de pessoas que ali estavam, e a falta de uma assessoria para organizar a festa do título, dificultou o trabalho de muitos fotógrafos. A festa contou com a presença do povo nilopolitano, Anísio Abraão, do diretor Laíla, Selminha Sorriso, Gabriel David, a velha-guarda, entre outros.

 

Viradouro retorna ao Grupo Especial do Carnaval Carioca

 

Viradouro
Foto: Edna Rocha

 

A Viradouro, volta ao Grupo Especial, em 2019. Com um enredo que homenageou gênios da criação, intitulado “Vira a cabeça, pira o coração – Loucos gênios da criação”, apresentando Einstein, Da Vinci, Galileu, Chaplin, além de outras fictícias como Dom Quixote e Frankstein, foi a campeã da Série A. Desde 2015 a escola de Niterói caiu para o Grupo A, no ano de 2015.  

Colocação da Série A: 1- Viradouro – 269,7; 2- Unidos de Padre Miguel – 269,4; 3- Porto da Pedra – 269,0; 4- Inocentes de Belford Roxo – 268,2; 5- Acadêmico do Cubango – 268; 6- Estácio de Sá – 267,5; 7- Império da Tijuca – 267,4; 8- Alegria da Zona Sul – 266,2; 9- Renascer de Jacarepaguá- 266,2; 10- Acadêmicos de Santa Cruz – 265,7; 11- Acadêmicos da Rocinha – 265,4; 12-Unidos de Bangu – 264,3 e 13- Acadêmicos do Sossego – 263,7 (rebaixada à Série B).

 

 

Nilopolitanos comemorando o campeonato da Beija-Flor
Foto: Robson Barreto

 

 

Confira a ordem do Desfile das Campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro

 

1) Mocidade – Sexto lugar

2) Mangueira – Quinto lugar

3) Portela – Quarto lugar

4) Salgueiro – Terceiro lugar

5) Paraíso do Tuiuti – Vice-campeã

6) Beija-Flor – Campeã

 

 

Serviço

 

Desfile das Campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro

Sábado (17)

A partir das 20h30

TV Brasil

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: