Beto Gatti expõe na Marquês de Sapucaí

Beto Gatti

O fotógrafo das celebridades Beto Gatti faz a sua estreia na Sapucaí neste carnaval. O seu projeto inédito, ‘Re-think Rio’ será um dos destaques do desfile da escola de samba Beija Flor, última a desfilar na madrugada de segunda, 12, para terça-feira, 13. Com o enredo “Monstro é aquele que não sabe amar (Os filhos abandonados da pátria que os pariu)”, a agremiação de Nilópolis terá em um dos seus carros alegóricos, uma exposição de imagens exclusivas feitas pelo conceituado profissional especialmente para a ocasião, e que vão abordar o tema intolerância.

O convite veio através de Gabriel David, conselheiro da Beija Flor e filho do presidente de honra, Anísio Abraão David.

Beto contou que Gabriel pediu para que ele criasse umas imagens que tivessem a ver com o tema da escola e que acabou ‘casando’ perfeitamente com seu projeto. E a ideia foi produzir fotos impactantes e fazer com que as pessoas reflitam e repensem sobre certos assuntos como o racismo, o pré-conceito, homofobia, a violência contra a mulher, diversidades, intolerância, sexualidade, entre muitos outros que fazem parte do nosso dia a dia. Ele buscou personagens presentes do cotidiano para ilustrar a concepção, como o cantor que se apresenta nas esquinas, o anão animador das casas noturnas, o vendedor de mate da praia, entre outros.

 

“Já tem um tempo que venho me inspirando em artistas que se arriscam a criar artes que possam fazer a diferença nas vidas das pessoas como o brasileiro Vik Muniz, o americano Kehinde Wiley e o italiano Oliviero Toscani. Busquei Espero conseguir fazer com que todos enxerguem esses fatos importantes a serem abordados, através desse trabalho”, conclui Beto Gatti.

 

O carro em que estará o ‘Re-think Rio’ terá como destaques, Pabllo Vittar, revelação da música em 2017, e a nova ícone do funk nacional, Jojô Toddynho.

 

Beto Gatti

 

“É um privilégio ter essas duas artistas no carro com as minhas obras. Elas realmente representam a mensagem que a Beija Flor quer passar na avenida. Quero ver a escola campeã e aplaudida de pé”, diz.

 

Para promover o projeto e o desfile, o fotógrafo e a Beija Flor colocaram cartazes em vários bairros cariocas antes do carnaval, ideia que surgiu inspirada no clipe ‘Where is the love?’, do grupo Black Eyed Peas.

 

Beto Gatti

 

“Precisamos nos questionar por onde está o amor no Rio de Janeiro. Vamos aproveitar que as ruas estarão lotadas nesse período para levarmos essa interrogação para o maior número de pessoas e que essas artes sirvam para mostrar que as diferenças existem e que precisam ser respeitadas”, completa Beto Gatti.

 

Na criação do projeto, ele teve a ajuda do francês Bruno Danto, ex-editor chefe da revista Vogue Homem, em Paris, e os dois já estão vendo a possibilidade de também fazer a exposição no país, ainda nesse semestre. 

 

Foto: Beto Gatti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *