Mostra de Cinema reúne produções de mulheres de países que falam português

Foto: Divulgação

O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) recebe nos dias 10, 11 e 12 de novembro, a 1ª edição da Mostra Cinema das Mulheres que Falam Português com uma seleção de filmes produzidos por mulheres em países que têm como língua oficial o português.

Na programação, filmes representantes dos quatro continentes, de países da CPLP (Comunidades dos Países de Língua Portuguesa): Portugal (Europa) ; Brasil (América do Sul); Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique (África) e Timor Leste (Ásia). A curadoria da mostra é realizada por cineastas, curadoras e pesquisadoras de cada um desses continentes. A mostra também quer promover mais acesso às produções dos cinemas em português, que acabam classificados como periférico, para o público.

Ao todo serão 12 filmes de curta e longa metragens. Um dos destaques é ‘Hora di Bai’, de uma jovem realizadora cabo verdiana, Samira Vera-Cruz. O filme tem circulado por diversos festivais e promete pôr em pauta a cinematografia de Cabo Verde. A diretora acredita num maior estímulo à produção cinematográfica, principalmente por jovens em seu país. O filme retrata a evasão, a hora de partir e espelha a forte herança cultural do cabo verdiano. Foi premiado pelo 25 PALOP-TL. Outros destaques são  o ‘Tentei, de Laís Melo, que acabou de receber o prêmio de melhor filme no Festival de Brasília; e o ‘Mulher Ideal’, da premiada realizadora portuguesa, Margarida Leitão, um filme feito de imagens de arquivo familiar do espólio da Videoteca de Lisboa.

A mostra é realizada pela associação Imaginário Digital e conta com o apoio do Centro Cultural Justiça Federal.  A programação completa você confere no site: http://imaginariodigital.org.br/

Mostra ‘Cinema das Mulheres que Falam Português’

Dias 10, 11 e 12 de novembro (sexta, sábado e domingo)

14:30 às 19:30h

Centro Cultural Justiça Federal

Av. Rio Branco, 241 – Cinelândia

Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *