Daniel participa de Congresso das Apaes

Foto: Divulgação

Na noite desta quarta, 8, o cantor Daniel marcou presença como embaixador das Apaes do Brasil, na abertura do 26º. Congresso Nacional das Apaes, em Natal/RN. Recepcionado pela Presidente da Federação Nacional das Apaes, Aracy Ledo, e mais de 3 mil congressistas inscritos, Daniel falou da satisfação de participar do movimento que busca melhorias e acessibilidade aos portadores de deficiências intelectual e múltipla.

A orquestra Sanfônica do estado do Rio Grande do Norte recepcionou as delegações de representantes de cada estado ao som de suas músicas regionais, empolgando o grande público presente. Fóruns de discussão e palestras acontecem a partir de hoje com o objetivo de compartilhar idéias e dificuldades da instituição que apesar de contar com uma porcentagem de verba pública, se mantém principalmente através da mobilização da sociedade civil.

O Congresso Nacional das Apaes é o maior evento do Movimento Apaeano que reúne milhares de pessoas a cada três anos para compartilhar métodos e conhecimentos, teóricos e práticos, entre os participantes, que vão desde a pessoa com deficiência que vive diariamente diversos desafios, até Doutores de áreas que abordam a realidade das pessoas com deficiência intelectual e múltipla em uma perspectiva teórica. Uma das frentes de luta da Rede Apae é a de combater a desigualdade dos valores que propiciam ao ser humano cidadania e condições de desenvolvimento, não visando apenas ao que o homem é capaz de produzir, mas também, pelo que é capaz de aprender, de ser, de conviver e de transformar os saberes, a si próprio e a sociedade em que vive.

Somente um trabalho de esclarecimento à comunidade, aos grupos formais e informais que compõem a sociedade poderá reduzir desigualdades, transformar lutas em conquistas e minimizar e/ou eliminar violências simbólicas e sociais que enfrentam aqueles envolvidos com a causa da deficiência – pais, irmãos, familiares, profissionais, amigos e, principalmente, as próprias pessoas com deficiência. Com esse evento, busca-se ampliação de conhecimentos, diante do grande encontro de pesquisas e experiências, o que fortalece a Rede Apae no enfrentamento às resistências da sociedade com relação à aceitação e à efetivação dos direitos das pessoas com deficiência.

A 26ª edição do Congresso será realizada no Estado do Rio Grande do Norte (RN), em Natal, no Centro de Convenções nos dias 8, 9 e 10 de novembro. O tema escolhido foi:

 

“Apae 60 anos: celebrando conquistas, assumindo novos desafios”.

 

www.apaebrasil.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *