Estrelado por Déo Garcez e Nivia Helen ,Luiz Gama “Uma Voz Pela Liberdade “chega Centro Cultural da Justiça Federal -RJ

Foto: Divulgação

O espetáculo estrelado por Déo Garcez e Nivia Helen, “LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade”, escrito por Deo em forma de biografia dramatizada, estará em cartaz no no Centro Cultural da Justiça Federal -RJ, Centro do Rio de Janeiro, nos dias: 01, 02, 08, 09, 15 e 16 de novembro. 

Ele conta a trajetória do jornalista, poeta e advogado abolicionista que libertou mais de 500 escravos do cativeiro ilegal. Dirigido por Ricardo Torres, o trabalho retrata a importância da história de Luiz Gama para o nosso país, trazendo à tona assuntos que se refletem na atualidade, como o racismo e a discriminação, a desigualdade social e as liberdades individuais.

Deo Garcez encarna o abolicionista e também Raul Pompéia, amigo e pupilo de Gama. Nivia Helen passeia por diferentes personagens, dentre eles Luísa Mahin, figura de importância capital nas revoltas pela libertação dos escravos e mãe do abolicionista Luiz Gama. “Os temas abordados instigam o público a discutir e participar de bate-papo com os atores após o espetáculo”, afirma o diretor Ricardo Torres.

O roteiro foi pensado como uma mescla entre dados biográficos de Luiz Gama e os trabalhos escritos por ele: poemas, discursos, memórias e textos jornalísticos. Vítima de exclusão histórica, uma vez que não era permitido a um negro e ex-escravo frequentar a Faculdade de Direito, Luiz Gama recebeu o diploma de Advogado apenas postumamente. Em 3 de novembro de 2015, 133 anos após a sua morte, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), concedeu a Gama o merecido título. O espetáculo convida o público a repensar a realidade histórica de nosso país e permite uma importante reflexão sobre nossos preconceitos contemporâneos cuja origem está na herança de um passado desigual e opressor.

O ator Deo Garcez formou-se em Bacharelado em Artes Cênicas e em Licenciatura em Artes Cênicas, ambas na Faculdade de Teatro Dulcina de Moraes, tendo sido aluno da própria. Por causa de seu envolvimento com a figura histórica de Luiz Gama, inclusive com a montagem do trabalho sobre ele, Deo foi convidado para integrar a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Estado do Rio de Janeiro. Morando no Rio desde 1992, Deo Garcez tem participado de diversos espetáculos ligados à causa da negritude. E das novelas de que participou, destacam-se o Mucamo Paulo em “Xica da Silva” (Manchete), o André de “A Escrava Isaura” (Record), Senhor Morales em “Carrossel” (SBT) e Ezequiel em “O Cravo e a Rosa” (Globo).  Dentre os prêmios de ator destacam-se o Troféu Raça Negra de Melhor Ator em 2007 pela AFROBRÁS –SP e o Prêmio Arleguim de Melhor Ator do Festival de Teatro do Rio de Janeiro em 2010. 

 

Serviço:
“LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade”
Com Deo Garcez e Nivia Helen
Texto: Deo Garcez
Direção: Ricardo Torres
Produção: Mário Seixas / MS Events
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa: Livre
Local: Centro Cultural da Justiça Federal
Telefone: (21) 3212-5025
Dias: 01, 02, 08, 09, 15 e 16 de novembro de 2017
Horário: 19h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada) 
Fotos estúdio: Jean Yoshii
Fotos espetáculo: Vívian Fernandez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *