Caixa Cultural Rio de Janeiro recebe semana com atividades dedicadas à criatividade

A Semana Pensamento Criativo reúne especialistas das mais variadas áreas do conhecimento em palestras e oficina

 

 

Moacir dos Anjos
Foto: Diego Bresani

Depois de passar por Salvador e Brasília, Semana Pensamento Criativo aporta na CAIXA Cultural Rio de Janeiro de 24 a 29 de outubro de 2017 (terça a domingo) com quatro palestras e uma oficina de autopublicação com a participação de alguns dos mais importantes pensadores, pesquisadores e artistas do país. Voltado principalmente para profissionais e estudantes de Ciências Humanas, o evento busca debater e refletir a respeito de especificidades do processo de criação em diversos campos do conhecimento, pensando a arte como vetor de resistência e caminho para proposições sociais e políticas e do afeto.

A programação inclui debates sobre processo criativo, com a artista Rivane Neuenschwander e a psicanalista e crítica de arte Suely Rolnik; arte e cotidiano, com o curador Moacir dos Anjos e a artista Bárbara Wagner; memória e arte contemporânea, com a pesquisadora em arte e curadora Fernanda Lopes e a artista Rosângela Rennó; e ficção e arte com o psicanalista Edson Luiz de Sousa e o filósofo e professor húngaro Peter Pal Pélbart. As palestras acontecem de terça a sexta-feira (24 a 27), das 14h às 18h. Para participar, o público deve retirar os ingressos na bilheteria da CAIXA Cultural Rio de Janeiro doando 1kg de alimento não perecível. 

Fernanda Lopes
Foto: Rafael Adorján

 

Já a oficina de autopublicação ocorre nos dias 28 e 29 (sábado e domingo), das 14h às 19h, e reúne o quadrinista Lucas Gehre e o designer Neno, que abordarão todos os passos envolvidos no processo de se autopublicar, da produção à distribuição. É necessária inscrição pelo site www.semanapensamentocriativo.com.br e envio de currículo para seleção. A oficina oferece 20 vagas.

 

“A programação traz ao público uma oportunidade de enriquecer seus trabalhos e pesquisas com as experiências de estudiosos e profissionais que já trabalham no campo artístico e da reflexão”, afirmam Bruna Neiva e Virginia Manfrinato, da Mira Produção e Arte, realizadora do evento, que tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

 

Semana Pensamento Criativo teve sua primeira edição realizada entre julho de 2014 e janeiro de 2015, com palestras e oficinas em Brasília, Salvador e Fortaleza, superando expectativas de público. A programação completa, notícias e as inscrições para as oficinas podem ser acessadas por meio do site do evento e das redes sociais.

 

 

Programação:

24 de outubro (terça-feira)

Palestra O Processo Criativo, com Suely Rolnik (SP) e Rivane Neuenswander (MG)

A artista visual Rivane Neuenschwander conversa sobre o processo de criação de suas obras, pensando a memória e a infância como possíveis lugares de nascimento dos enredos e práticas em arte contemporânea. A crítica de arte, psicanalista e curadora Suely Rolnik desenvolve uma crítica sobre o próprio conceito de processo criativo. Como reapropriar-se da pulsão de criação contra seu abuso pelo regime colonial-capitalístico que a transforma em “criatividade”?

 

25 de outubro (quarta-feira)

Palestra Arte e Cotidiano, com Moacir dos Anjos (PE) e Bárbara Wagner (DF)

O curador Moacir dos Anjos e a artista Bárbara Wagner, ambos radicados no Recife, mantém um diálogo a partir de trabalhos realizados em parceria ao longo dos últimos anos. Este eixo é dedicado a pensar como a singularidade do contexto político, histórico e cultural de cada criador faz marca no corpo de sua produção e trajetória.

 

26 de outubro (quinta-feira)

Palestra Memória e Arte Contemporânea, com Rosângela Rennó (MG) e Fernanda Lopes (RJ)

A artista Rosângela Rennó debate com a pesquisadora e curadora Fernanda Lopes acerca dos trabalhos que desenvolveu recentemente, a exemplo do projeto Nuptias, que investiga as relações entre memória e esquecimento e o imaginário sobre as tradições do casamento e da documentação.

 

27 de outubro (sexta-feira)

Palestra Ficção e Arte, com Peter Pal Pélbart (HUN) e Edson Luiz de Souza (RS)

O filósofo e professor húngaro Peter Pal Pélbart e o psicanalista Edson Luiz de Sousa pensam a legitimidade da criação ficcional do ponto de vista do desenvolvimento da nossa personalidade e do processo de criação na arte. Para Edson, todo ato de criação é um ato utópico, que pode desenhar um horizonte de sonhos que desperte em nós o desejo de construir novas formas para o pensamento e para a vida.

 

28 e 29 de outubro (sábado e domingo)

Oficina de autopublicação, com o quadrinista Lucas Gehre (DF) e o designer Neno (DF)

Os alunos desenvolverão um projeto de publicação para ser impresso e distribuído ao final, compreendendo as particularidades de se autopublicar, além de noções básicas de produção, acabamento, viabilidade técnica, design e distribuição.

Vagas: 20

Inscrições: pelo site www.semanapensamentocriativo.com.br, com envio de currículo para análise

 

 

Serviço:

Semana Pensamento Criativo

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Data: 24 a 29 de outubro de 2017 (terça-feira a domingo)

Horários: Consultar programação

Lotação: 80 lugares

Ingressos: distribuídos uma hora antes de cada palestra, mediante doação de 1kg de alimento não perecível

Classificação Indicativa: 16 anos

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Site: www.semanapensamentocriativo.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/semanapensamentocriativo

Instagram: @asemanapensamentocriativo

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: