Quarteto Concertante apresenta, dia 19 de outubro, quinta-feira, obras de Radamés Gnattali e Claude Bolling, na Fundação Eva Klabin

Dedicado à obra do criador da fusão jazz-erudito e formado por Paulo Santoro (violoncelo), Tamara Ujakoya (piano), Cláudio Alves (contrabaixo) e André Frias (bateria), grupo interpretará “Trio”, de Gnattali, e “Suíte para violoncelo e jazz piano trio”, de Bolling
 

 

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, dia 19 de outubro, o Quarteto Concertante vai apresentar obras raras de Radamés Gnattali e Claude Bolling, às 20h30min, na Fundação Eva Klabin, na Lagoa. Formado por Paulo Santoro (violoncelo), Tamara Ujakova (piano), Claudio Alves (contrabaixo) e André Frias (bateria), o quarteto fará um recital mostrando como Radamés Gnattali e Claude Bolling transitavam pelas mais diversas linguagens musicais: Gnattali combinava os modelos tradicionais da música de concerto com a inventividade da música popular, folclórica e do jazz; Bolling, por sua vez, ficou famoso internacionalmente quando se voltou para a fusão do jazz com o clássico. De Gnattali, será tocado “Trio para piano, contrabaixo e percussão”, obra raríssima, pouco conhecida e executada, desde composta em 1966. O concerto se completa com a grandiosa “Suíte para Violoncelo e Jazz Piano Trio” de Bolling.

Formado em 2010 por Paulo Santoro, violoncelista da OSB, do Duo Santoro e do Quarteto Brasiliana; Tamara Ujakova, professora adjunta de piano da Escola de Música da UFRJ; Alexandre Brasil, contrabaixista da OSB e de diversos grupos de música popular e André Frias, percussionista da OSB, o grupo é especialista na obra de Claude Bolling, criador da fusão jazz-erudito e considerado o responsável pela renovação do jazz tradicional na década de 1960. Bolling escreveu música para mais de cem filmes, na maioria franceses, e ficou conhecido por uma série de colaborações com músicos eruditos como Jean-Pierre Rampal, Alexandre Lagoya, Pinchas Zukerman, Maurice André e Yo-Yo Ma.

A “Suíte para Violoncelo e Jazz Piano Trio” foi gravada pela primeira e única vez pelo próprio Claude Bolling ao piano e Yo-YoMa, um dos violoncelistas mais importantes da atualidade. Seus movimentos englobam formas contrastantes, como barroco romântico, lírico agitado etc, sempre inserindo elementos do jazz, inclusive a improvisação. No repertório do grupo, além da Suíte de Bolling, constam ainda a música brasileira de concerto, para as diversas combinações existentes, além de arranjos de música popular. O Quarteto Concertante fez sua estreia em um concerto memorável no auditório do BNDES, dentro da série “OSB Câmara”, e vem se apresentando regularmente por todo o Brasil.

 

QUARTETO CONCERTANTE

Paulo Santoro, violoncelo

Tamara Ujakova, piano

Cláudio Alves, contrabaixo

André Frias, bateria

 

SERVIÇO:

19/10 – quinta-feira – Quarteto Concertante na Fundação Eva Klabin – Série Concertos de Eva

Horário: 20h30min

Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa, Rio de Janeiro

 (21) 3202-8550

Capacidade: 80 pessoas

INGRESSOS: R$ 50,00 INTEIRA | R$ 25,00 MEIA* (ACIMA DE 60 ANOS E ESTUDANTES)

*Necessária a comprovação do direito ao benefício da meia-entrada ou do desconto no acesso ao evento.

Ingressos à venda no site SYMPLA ou na Casa Museu Eva Klabin, Av Epitácio Pessoa, 2480, dás 9h às 18h.

 

Programa:

RADAMÉS GNATTALI – TRIO

Allegro moderato

Tristonho

Ritmado

CLAUDE BOLLING – SUITE FOR CELLO AND JAZZ PIANO TRIO

Baroque in Rhythm

Concertante

Galope

Romantique

CelloFan

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *