Mostra de Cinema Atual Espanhol 2017

Festival traz uma seleção dos melhores filmes realizados na Espanha nos últimos três anos
De 18 a 22/10, no Cine Brasília. Entrada franca

 

Foto: Divulgação

Os fãs de cinema interessados em conhecer mais da produção audiovisual contemporânea da Espanha podem conferir a Mostra Cinema Atual Espanhol, que inicia nesta quarta-feira, 18 de outubro, no Cine Brasília. O festival vai promover uma semana de exibições com cinco longas-metragens em sessões gratuitas, às 19h e às 20h50, e no final de semana (sábado e domingo) reapresentação dos filmes com exibições às 16h, às 18h e às 20h. Nessa edição, cinco produções do cinema espanhol da atualidade, entre elas “Truman” (2015), estrelado por Ricardo Darín e vencedor do prestigiado Prêmio Goya. A Mostra de Cinema Atual Espanhol é uma realização do Escritório Cultural da Embaixada da Espanha no Brasil em parceria com Instituto Cervantes de Brasília e Sociedade Cultural Brasil-Espanha.

Com a proposta de demonstrar a diversidade cultural e linguística da Espanha e suas diferentes Comunidades Autônomas, a Mostra Cinema Atual Espanhol reúne os filmes “Truman” (2015), “Nem tudo é vigília” (2015), “A minha grande noite” (2015), “Felizes 140” (2014) e “Noite de verão em Barcelona” (2013). As produções serão exibidas em versões originais, com legendas em português.

 

 

Para a noite de abertura, na quarta-feira (18), o longa “Felizes 140”. A comédia dramática, narra a história de uma mulher que junta sua família e amigos na casa de campo para comemorar os 40 anos. Porém, ela tem uma notícia importante para contar a todos: ela foi sorteada na loteria e é a mais nova dona de uma grande fortuna. Então, o que era um final de semana tranquilo e amigável se converte em discussões, conflitos e, por fim, em brigas em relação ao dinheiro da aniversariante. Dirigido por Gracia Quereteja, “Felizes 140” recebeu prêmios no 33 Miami International Film Festival 2016, nos Estados Unidos, e no Festival Internacional de Punta Del Este 2016, no Uruguai. No elenco do filme, entre outros, estão Maribel Verdú, Antonio de la Torre, Eduard Fernández e Nora Navas. O filme também será exibido no domingo (22), às 20h.

 

Na quinta-feira (19), às 19h, é a vez de “Noite de verão em Barcelona”. O longa traz seis histórias de amor entrecruzadas, todas na noite do dia 18 de agosto de 2013, quando o cometa Rose cruzou a cidade de Barcelona oferecendo um espetáculo único e que não se repetirá por séculos. Entre elas está a de Roser, que sai com Ricard há um ano e nesse noite se encontrará com seu ex, Albert. E ainda a de Marc e Jordi, companheiros de futebol que repensam sua relação secreta. Indicado aos prêmios Feroz e Gaudí do cinema espanhol, “Noite de verão em Barcelona” tem no elenco Jan Cornet, Francesc Colomer, Joan Dausà, Laura de la Isla e Miki Esparbé, entre outros nomes. A direção é de Dani de la Orden. O título será exibido também no sábado (21), às 18h.

Na mesma noite, às 20h50, o público da mostra confere a comédia “A minha grande noite”, que conta a história de um homem desempregado enviado para trabalhar como figurante na gravação de um programa especial de Ano Novo, em pleno agosto. Centenas de pessoas, assim como ele, passam enclausuradas uma semana e meia, dia e noite, enquanto fingem rir, festejando estupidamente a falsa chegada do novo ano. Com direção de Álex de la Iglesia, o título é estrelado por Raphael, Mario Casas, Pepón Nieto, Blanca Suárez e Santiago Segura, entre outros. O longa recebeu os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator (Raphael) no Latin Beat Film Festival 2015, no Japão, entre outros. O filme também será exibido no domingo (22), às 18h.

 

Já na sexta (20), às 19h, o festival segue com “Nem tudo é vigília”. A história do longa gira em torno de Antonio e Felisa, que vivem juntos num pequeno povoado há mais de 60 anos. Com as forças começando a fraquejar e com a saúde cada vez mais frágil, os dois veem a ameaça de ter de abandonar sua casa e ir para um lar de idosos. Delicado e sensível, o filme retrata o carinho na velhice, as noites em claro por medo da solidão, a morte e a separação do ser amado, o medo de ambos em deixar a sua vida em mãos alheias e perder a sua independência. “Nem tudo é vigília” tem direção de Hermes Paralluelo, com Antonio Paralluelo e Felisa Lou no elenco. O longa foi destaque na seleção dos festivais de San Sebastian e de Mar Del Plata, em 2014, e indicado aos Prêmios Fénix de Melhor Documental e Fotografia Documental, em 2015. O título terá exibição também no sábado (21), às 16h.

Na segunda sessão da noite, às 20h50, será exibido “Truman”, uma comédia dramática que conta a história de Julián, um ator cinquentão, que fez o que queria durante toda a sua vida. Agora, doente, pensa fazer o mesmo em relação à sua morte. Enquanto Julián organiza o seu próprio final, Tomás, seu melhor amigo chega do Canadá de surpresa, e durante quatro intensos dias os dois amigos vivem situações peculiares, inesperadas e cômicas entre idas e vindas pela cidade. Estrelado por Ricardo Darín, Javier Cámara, Dolores Fonzi e Eduard Fernández, “Truman” é uma coprodução de Espanha e Argentina, com direção de Cesc Gay. O longa foi destaque na edição dos Prêmios Goya, equivalente espanhol do Oscar, em 2016, tendo recebido 30 troféus, entre eles de Filme, Diretor, Roteiro Original, Ator Principal (Ricardo Darín) e Ator Coadjuvante (Javier Cámara). O filme será exibido também no domingo (22), às 16h. O longa também será exibido no domingo (22), às 16h.

 

 

Programação da Mostra Cinema Atual Espanhol 2017

18/10 – abertura quarta-feira

> 19h – “Felizes 140” (2014)
Direção de Gracia Querejeta
Comédia/Drama | 98 min. | Classificação indicativa 12 anos
*Reapresentação: domingo (20), às 20h

 

19/10 – quinta-feira

> 19h – “Noite de verão em Barcelona” (2013)
Direção de Dani de la Orden
Romance | 96 min. | Classificação indicativa 14 anos
*Reapresentação: sábado (21), às 18h

> 20h50 – “A minha grande noite” (2015)
Direção de Álex de la Iglesia
Comédia | 93 min. | Classificação indicativa 18 anos
*Reapresentação: domingo (22), às 18h

 

20/10 – sexta-feira

> 19h – “Nem tudo é vigília” (2015)
Direção de Hermes Paralluelo
Documental | 98 min. | Classificação indicativa livre
*Reapresentação: sábado (21), às 16h

> 20h50 – “Truman” (2015)
Direção de Cesc Gay
Comédia/Drama | 103 min. | Classificação indicativa 14 anos
*Reapresentação: domingo (22), às 16h

 

Serviço
Mostra de Cinema Atual Espanhol 2017
De 18 a 22 de outubro

Local: Cine Brasília – EQS 106/107
Entrada franca
Mais informações: http://brasilia.cervantes.es/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *