Recordar é TV celebra a vida e a obra de Dona Ivone Lara nesta terça (26)

Programa resgata entrevista e apresentações da baluarte considerada a “Rainha do samba”
Foto: Ana Paula Migliari

A sambista Dona Ivone Lara é homenageada no Recordar é TV desta terça (26), às 21h30, na TV Brasil. A emissora pública recupera um bate-papo com a cantora e compositora no programa “Eu sou o show” da TVE do Rio de Janeiro, em 1985.

Na atração apresentada pela jornalista Jalusa Barcellos, a bamba canta os sucessos “Sorriso negro”, “Tiê, tiê”, “Axé de Ianga” e “O samba não pode parar”. As performances de Dona Ivone Lara são intercaladas por depoimentos da artista sobre a infância, a trajetória na música e a escola de samba do coração, o Império Serrano.

Considerada uma das grandes damas do samba, ela revela curiosidades durante a entrevista. “O que eu mais gosto de fazer é show. Eu me realizo quando estou em um palco. Não precisa ganhar muito não. Se eu tô cantando e vendo o povo ali junto comigo, fico realizada”, comenta a baluarte.

Pioneira, Dona Ivone Lara foi uma das primeiras mulheres a assinar sambas e sambas-enredos. Na carreira, a artista compôs centenas de músicas, lançou mais de dez discos e tem canções gravadas por grandes nomes da MPB. Atualmente, Dora Ivone Lara está com 96 anos e é chamada carinhosamente de a “Rainha do samba”.

Nascida em uma família que apreciava a música popular, Yvonne Lara da Costa, mais conhecida como Dona Ivone Lara, enfrentou o preconceito por ser mulher e sambista.

Um dos maiores sucessos da carreira da homenageada é o clássico “Sonho meu”, música composta pela artista em parceria com Délcio Carvalho e imortalizada nas vozes de divas como Maria Bethania e Gal Costa.

Programas temáticos e homenagens

Com apresentação da jornalista Alessandra Lago e direção de Henrique Lima, o programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material preservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.

Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração. O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.

Para as próximas semanas estão previstas edições temáticas com grandes ícones da música, além de homenagens a artistas consagrados como Elza Soares, João Nogueira e Mário Lago entre outros.

Serviço:

Recordar é TV – terça-feira (26), às 21h30, na TV Brasil.

Recordar é TV – terça (26) para quarta-feira (27), às 2h45, na TV Brasil.

Recordar é TV – sábado (30) para domingo (1), à 1h30, na TV Brasil.

TV Brasil homenageia Dona Ivone Lara hoje, terça (17), no Recordar é TV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *