Jornada psicanalítica debate ‘Morte e Vida’ no Rio

João Cabral de Melo Neto Foto: Divulgação

A Jornada Temática do 26º Congresso Brasileiro de Psicanálise da Febrapsi (Federação Brasileira de Psicanálise), com o tema ‘Morte e Vida – Novas Configurações’, está com inscrições abertas. O evento será no dia 2 de setembro, das 9h às 17h, no Auditório do Edifício Cidade do Leblon, na Zona Sul do Rio, e é promovido pela Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ) e Associação Psicanalítica do Estado do Rio de Janeiro (Aperj-Rio4).

O tema remete ao poema de João Cabral de Melo Neto ‘Morte e Vida Severina’ e convida à ampla reflexão sobre como se morre e como se vive em nossos tempos e culturas. Esta jornada preparatória para o congresso da Febrapsi pretende, através do viés da psicanálise, da antropologia e da filosofia, propiciar o intercâmbio de ideias e debates, a partir dos trabalhos apresentados de acordo com a programação descrita a seguir.

A jornada será composta por três mesas de debates e um exercício clínico. A primeira mesa, às 9h30, logo após a abertura do evento, terá como tema ‘Pulsão de vida e de morte – de Freud à contemporaneidade’. Participarão Luiz Antonio Telles de Miranda, da SPRJ, e Oscar Carrera, da SBPRJ, com coordenação de Anette Blaya, da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

A segunda mesa, às 11h, tratará sobre ‘A morte na vida de diferentes culturas’. Os participantes serão Felipe Sussekind, antropólogo e professor do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, e Wagner Vidille, da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). A coordenação é de Cíntia Albuquerque, da Sociedade de Psicanálise de Brasília (SPBsb).

Às 12h30 haverá um intervalo, seguido da terceira e última mesa, às 14h: ‘Morte e vida – um olhar através da filosofia’. Os convidados são Pedro Duarte, filósofo, e Lindemberg Rocha, da Aperj-Rio4, com coordenação de Ney Marinho, da SBPRJ. A última etapa será um exercício clínico, às 15h30, com Gilberto Nascimento, da SPRJ, Fernanda Marinho, da SBPRJ, Rosa Albé, da Aperj-Rio4, e coordenação de Celso Halperin, da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre (SBPdePA). O encerramento está previsto para as 17h.

 

Foto: Divulgação

 

Mais informações e inscrições

 

As inscrições podem ser realizadas na sede da SBPRJ, localizada na Rua David Campista, 80, Humaitá, pelo e-mailtesourariasbprj@sbprj.org.br e pelo telefone (21) 2537-1333.

O valor para profissionais é R$ 70 e para estudantes universitários, R$ 50. O Edifício Cidade do Leblon fica na Avenida Ataulfo de Paiva, 135, 18º andar, no Leblon. A comissão organizadora é formada por Rosa Reis (SPRJ), Ana Sabrosa (SBPRJ), Mônica Aguiar (SBPRJ) e Rosa Albé (Aperj-Rio4).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *