Gabinete de Leitura Guilherme Araújo comemora os 50 anos da tropicália

Foto: Divulgação

Nos dias 30 e 31 de agosto (quarta e quinta-feira), a partir das 19h30, acontece a sétima etapa do ciclo de encontros “Somos Tropicália – 50 anos do movimento“, no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo, em homenagem aos 50 anos da Tropicália: as surpreendentes e eletrificadas apresentações de Caetano Veloso e Gilberto Gil no Festival da TV Record em 1967 são consideradas o marco inicial do movimento na música, que se consolidou com a gravação de “Tropicália Ou Panis Et Circenses”, álbum-manifesto lançado no ano seguinte. 

Para esta edição de agosto, o projeto tem como participantes a cantora Daíra e a banda Giras Gerais, que tem Claos Mózi, um dos integrantes do grupo, como o poeta convidado. Para esta celebração poético-musical inédita, os artistas foram convidados a montar um roteiro no qual interpretarão alguns clássicos da Tropicália, sem deixar, é claro, de incluir obras autorais que se inspiram ou conversem com as influências do movimento. Junto às canções, poemas onde percebemos o legado constituído pelo Tropicalismo. 

A presença e a influência de Guilherme Araújo nos bastidores da Tropicália foram decisivas, e por isso o Gabinete de Leitura organizará uma série de eventos que celebram o tropicalismo ao longo de 2017. Serão realizados shows, saraus, leituras e montagens de peças com participações de artistas ligados ao movimento na época e também de novos talentos que nele se inspiram e/ou que possuem espírito criativo semelhante.  

De maneira informal, o Gabinete de Leitura Guilherme Araújo deu início a essas comemorações nos dias 26 de janeiro e 02 de fevereiro, com as apresentações da cantora e compositora Georgeana Bonow, que dividiu ambas as noites com o poeta, letrista e filósofo Antônio Cícero.

 

 

Serviço

 

Gabinete de Leitura Guilherme Araújo

SOMOS TROPICÁLIA – 50 anos do movimento

Agosto (7ª edição): com Daíra, Claos Mózi e Giras Gerais / Pocket-show e leitura de poesias     

Dias 30/08 (4ª-feira) e 31/08 (5ª-feira)

A partir das 19h30

Rua Redentor, 157 Ipanema

Tel infos. 21-2523-1553

Entrada: R$ 1,00

Lotação: 60 lugares

Classificação: livre

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *