O Caminho do Buda no teatro Glauce Rocha

Foto: Luiz Moura

O Grupo Tecendo Contos apresenta no Teatro Glauce Rocha, de 02 a 24 de setembro, sábado e domingo, às 16h, a contação de história infantojuvenil “O Caminho de Buda”. A contação aborda, em cinco episódios, a vida de Siddhartha Gautama: o nascimento, a infância, a juventude, a descoberta dos quatro sinais e a saída do palácio em busca da sabedoria.

Siddhartha Gautama nasceu  no século VI, 563 anos a.C, em Lumbini, fronteira entre a Índia e o Nepal. Era um príncipe, filho único da rainha Maya e do rei Suddhodana, líder do clã Shakya, cuja capital era Kapilavastu. Acostumado ao ambiente de luxo e conforto do palácio e à superproteção de seu pai, sai um dia a passeio para além dos muros e se depara com a vida das pessoas em vilarejo pobre. Neste lugar, testemunha a velhice, a doença, a morte. E, ainda, a sabedoria, na vida liberta das paixões e desejos. Ao completar 29 anos, decide abandonar o palácio. Recusa o título de príncipe e parte em busca da sabedoria e do sentido da vida.

O conteúdo da história do príncipe Sidarta é atual, com suas reflexões, suas inquietações e sua busca para a transformação. Os recursos cênicos utilizados são tapete, bonecos lúdicos e sonoridades executadas com violão, percussão e sinos. A dramaticidade das cenas é apresentada com alegria e comicidade, tornando a contação um momento prazeroso ao público presente.

O grupo é integrante do MAMI – Movimento Artístico Musical para a Infância, formado por artistas que produzem e atuam em espetáculos, contação de histórias e shows infantis. Além da contação, o grupo realizará, 15 minutos antes da sessão, uma breve oficina de origami destinada a crianças e adultos.

O grupo Tecendo Contos conta com a participação do artista maranhense Rodney Mariano, músico, compositor e ex-radialista. Foi parceiro de Zé Zuca por mais de 35 anos, com várias apresentações no Programa de auditório para crianças chamado “Zé Zuca e a Rádio Maluca” e em turnês pelo Brasil. Como músico e ator tem vários trabalhos desde que aqui chegou, trazendo composições carregadas da cultura maranhense.

Atualmente, é membro do MAMI – Movimento Artísitico Musical pela infância, participando como músico em diversos espetáculos realizados no Centro de Referência da Música Carioca, Teatro do Parque das Ruínas e Teatro do Café Pequeno. Em o “Caminho de Buda” assina a direção musical e como músico convidado.

 

Atividade paralela – Oficina origami

Quinze minutos antes da sessão, o grupo realizará, com o público, uma breve oficina com manuseio fácil da técnica de origami.

Duração: de 10 a 15 minutos

 

 

Sinopse para o serviço:

A contação de história apresenta a vida do príncipe Siddhartha Gautama, no século VI, 563 anos a.C, em Lumbini, fronteira entre a Índia e o Nepal. Mesmo com à superproteção de seu pai, sai um dia a passeio para além dos muros do palácio e se depara com a vida das pessoas em vilarejo pobre. Neste lugar, testemunha a velhice, a doença e a morte.

Decidido a abandonar o palácio, recusa o título de príncipe e parte em busca da sabedoria e do sentido da vida.

No dia, 15 minutos antes da sessão, haverá oficina de origami destinada a crianças e adultos.

 

SERVIÇO

“O Caminho de Buda”

Texto e direção: Élida Cândido

Grupo Tecendo Contos: Élida Candido e Valéria Gonçalves

Direção musical e músico convidado: Rodney Mariano

Duração: 50 minutos

Livre. A partir de 6 anos.

Teatro Glauce Rocha – Av. Rio Branco, 179 – Centro, Rio de Janeiro – Telefone(21) 2220-0259

Sáb. e dom. às 16h. (15 minutos antes haverá oficina de origami, senha às 15h40)

R$ 20,00 (inteiro), (meia entrada conforme legislação vigente)

R$ 10,00 (família com crianças; filipeta promocional)

Temporada: de 02 a 24 de setembro

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *