TV Brasil exibe documentário especial sobre a Flip 2017 neste sábado (29)

Emissora resgata histórico do evento e apresenta melhores momentos dessa edição

 

 

Flip abertura 2017
Foto: Walter_Craveiro_Divulgacão

A décima quinta edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, é o mote para um documentário especial que a TV Brasil apresenta neste sábado (29), às 22h30. A produção acompanha o maior evento literário do país entre os dias 26 e 30 de julho na cidade do sul fluminense. Dirigido pela jornalista Emília Ferraz e com apresentação de Katy Navarro, o especial tem 30 minutos de duração.

No primeiro bloco, o doc faz um resgate sobre a história do evento e recordar momentos marcantes das quinze edições da festa, desde a primeira em 2003, realizada no Centro Histórico de Paraty. Já a segunda parte, mais factual, mostra os principais acontecimentos deste ano. A produção inclui entrevistas exclusivas com diversos escritores brasileiros e estrangeiros.

Com a proposta de estimular a representatividade, o evento deste ano traz mais escritoras e autores negros para o centro do debate. Lima Barreto foi o homenageado da feira em 2017.

Paraty (RJ) – Grupo observa programação da Flip na Praça da Matriz
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O programa destaca que um dos grandes legados da Flip; da Flipinha, voltada para o público infanto-juvenil; da Flipzona, que incentiva a leitura e a produção cultural por meio de novas mídias; e da FlipMais, programação que combina teatro, música, cinema e literatura; é o forte impacto no índice de leitura.

O especial recorda ainda os objetivos da festa: preservar, perpetuar, difundir e valorizar a língua portuguesa e a literatura do Brasil. Cada edição presta homenagem a um autor nacional. Já passaram pela Flip nomes de renome internacional como Salman Rushdie, Ariano Suassuna e Isabel Allende. A iniciativa também busca trazer à tona autores da nova geração.

 

Serviço

Especial Flip 2017 – sábado (29), às 22h30, na TV Brasil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.