Roteiro gastronômico no Rio marca início da Revolução Francesa

Foto: Divulgação

Nesta sexta (14), comemora-se a queda da Bastilha, que marca o início da Revolução Francesa,1789. Para comemorar essa data a comunidade francesa que tem grande referência na gastronomia prepara menus especiais e pratos típicos para que os cariocas possam comemorar a data de forma saborosa. Por isso os restaurantes franceses como o Bistrô Bagatelle, Brasserie Mimolette, Cacau Noir, CT Brasserie e Marré de Si, oferecem receitas diversas.   

A história contada é de que a rainha Maria Antonieta zombou do povo faminto antes de ter a cabeça decepada pela guilhotina, durante a Revolução Francesa (1789-1799). Conta a lenda que a mulher de Luís XVI reagiu com esta pérola aos clamores da multidão que pedia comida: “Se não têm pão, que comam brioches”. E os clientes vão poder experimentar outras receitas além além de brioches.

 

 

Restaurantes:

 

Bistrô Bagatelle, francês nascido em Nova Iorque oferece, além do cardápio, ambiente tipicamente parisiense, com pé direito alto e colunas imponentes no estilo Louis XV. Saborosos pratos da culinária francesa como Tartare de Boeuf Bagatelle, tartare de mignon, Filet Mignon Béarnaise, sauté de espinafre, batata frita e molho béarnaise, Magret de Canard, entre outros.

 

Brasserie Mimolette, nome inspirado em queijo homônimo, de visual, sabor e aroma marcantes, produzido no norte da França – apresenta uma culinária afetiva, vista abençoada para o Cristo Redentor e para a belíssima Lagoa Rodrigo de Freitas. Oferece boas pedidas como: bouef bourguignon, prato que é composto por brisquet de boi braseado lentamente com vinho tinto, especiarias, bacon, cenoura, cebola pérola e cogumelo paris acompanhado de aligot.

 

Cacau Noir promove a partir de 14 de julho um Festival de Macarons para celebrar o lançamento dos novos sabores da marca. O doce, feito com farinha de amêndoas, é um dos ícones da confeitaria clássica francesa. Durante o evento, que vai até 13 de agosto. Entre as novidades, destacam-se os sabores banana, frutas vermelhas, cítricos, café e pistache. Todos os doces são feitos artesanalmente usando ingredientes de qualidade para extrair os sabores naturais de cada insumo.

 

CT Brasserie, bistrô francês dos chefs Claude e Thomas Troisgros, terá uma sugestão especial no dia em que se comemora a Queda da Bastilha. O prato foi criado exclusivamente para a data, é composto por coxa de pato confit, lentilhas, brunoise de legumes, mini cenouras e alho poró, banhados por molho gastrique, molho agridoce francês clássico. A coxa de pato confit, é a sugestão para a data, complementada pelo rodízio de acompanhamentos da casa com delícias como a polenta com agrião, o purê de batata baroa, o ratatouille, o risoto de quinoa e o chuchu gratinado com gruyére.

 

Marré de Si, a casa de sabores e saberes no Catete lança especialmente no dia 14 de julho, a data da Queda da Bastilha o “Brioche da Bastilha”, ou a Brioche à tête. O pãozinho doce faz uma alusão ao destino de Maria Antonieta e lembra uma coroa. Com a massa bem delicada e leve o Brioche da bastilha do Marré fica ainda mais saboroso, se acompanhado pela geleia exclusiva da casa.

 

 

Foto: Divulgação
Serviço:

 

Bagatelle 

Praça Santos Dumont, 31, 2º andar, Gávea, Rio de Janeiro.

Capacidade: 214 lugares.

Funcionamento: terça e quarta das 19h à 1h. Quinta e sexta das 19h às 2h. Sábado das 13h às 18h e das 19h às 2h. Domingo das 13h às 18h e das 19h às 2h. Cc e Cd:

Todos. Cartões de refeição/tíquetes: Todos.

Telefone: (21) 3435-0355.www.bagatelleriodejaneiro.com

Reservas pelo site, telefone ou e-mail: inforio@bistrotbagatelle.com.br

 

Brasserie Mimolette 

Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon. Telefone: 2529-2614.

Capacidade: 78 lugares.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 12h até 00h.

Cc: Visa, Master, Diners. Cd: Todos. CR: Sodexo e Visa Vale.

 

 

Cacau Noir – Shopping Leblon 

Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon –  4º Piso –

De segunda a sábado das 10h às 22h e domingo de 12h às 21h –

Cartões de crédito e débito: Visa, Mastercard, Elo, Diners e Amex.

www.cacaunoir.com.br

 

 

Cacau Noir – Centro

Rua Rodrigo Silva, 18 – Loja B. Tel.: 2524-0061.

De segunda a sexta, das 10h às 19h. 

Cartões de crédito e débito: Visa, Mastercard, Elo, Diners e Amex.

www.cacaunoir.com.br www.instagram.com/cacaunoir

Cacau Noir – Copacabana – Av. Nossa Senhora de Copacabana, 680 – Loja F. Tel.:2549-8441. De segunda a sexta de 10h às 19h e sábados de 10h às 14h. Cartões de crédito e débito: Visa, Mastercard, Elo, Diners e Amex.www.cacaunoir.com.br www.instagram.com/cacaunoir

 

 

CT Boucherie Jardim Botânico

Av. Alexandre Ferreira, 66 – Lagoa

 Segunda a quinta das 12h até às 16h e das 19h às 23h30. Sexta das 12h às 16h e das 19h até 0h. Sábado e domingo das 12h às 0h. Telefone: 2266-0838.

Cartão de crédito: Todos. Cartão de débito: Todos. 

http://ctboucherie.com.br/

 

 

CT Brasserie (Barra) – Shopping Village Mall

Av. das Americas, 3900 – 3º andar – lj 303. Tel 3252 2777.

De segunda a domingo, das 12h às 23h.

Cartão de crédito: Todos. 

www.ctbrasserie.com.br

 

 

CT Brasserie (São Conrado) –  Shopping Fashion Mall 

Estr. da Gávea, 899 – 3º andar. Tel 3322 1440.

De segunda a domingo, das 12h às 23h.

Cartão de crédito: Todos.

www.ctbrasserie.com.br

 

 

Marré de Si – 

Rua Pedro Américo, 270 e 276 Catete, RJ – Tel: 3177-0700.

De Terça a sexta, de 9h às 20h Sábados, domingos e feriados, de 9h às 17h.

Cartão de crédito: Todos. Cartão de débito: Todos. 

www.marredesi.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *