Programa Educativo Caixa Gente Arteira Oferece Minicurso Gratuito Sobre Acessibilidade

A atividade aborda aspectos teóricos e práticos da inclusão e diversidade no contexto dos espaços culturais

 

Foto: Divulgação

A acessibilidade tem se tornado ponto de pauta presente em diversas discussões no âmbito social, especialmente em espaços educacionais e culturais. Interessados em integrar o público em tais tendências, o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira oferece, nos dias 26, 27 e 28 de julho (quarta, quinta e sexta-feira), sempre das 18h30 às 20h30, Minicurso sobre acessibilidade, inclusão e diversidade

Voltado para estudantes e profissionais das áreas de educação, museologia e afins, o minicurso fará, em um primeiro momento, uma contextualização sobre a acessibilidade, tratando de questões acadêmicas e legais e traçando um panorama nacional e internacional sobre o tema. Além disso, os participantes serão estimulados a elaborar soluções práticas para questões de acessibilidade, inclusão e diversidade no contexto dos espaços culturais. A atividade será ministrada por Renata Andrade, especialista em Universal Design e Gestão Inclusiva da Diversitas Soluções Inclusivas. 

Também com foco no público universitário, a Roda de Conversa Gente Arteira de julho abordará, no dia 22 (sábado), às 15h, o tema O corpo nos espaços expositivos: uma leitura pelo viés educativo. A proposta é criar um espaço de fala e interação de maneira a discutir a formação dos sujeitos na contemporaneidade, entendendo os espaços da cidade como potencialidades que se conectam, intercruzam, entram em conflito e dialogam. 

E aproveitando o Dia Nacional do Escritor (25 de julho), a CAIXA Cultural Rio de Janeiro se inspira na exposição Poesia Agora e convida o público a refletir sobre a palavra e a escrita no bate-papo Diálogos entre poesia e literatura. O evento será realizado no dia 27 de julho (quinta), às 19h, sendo voltado para todos os públicos. Serão abordados diferentes aspectos da poesia, literatura e música no cotidiano ao mesmo tempo em que se desenvolverá uma discussão sobre o papel da palavra no cenário conectado no qual estamos inseridos. A exposição Poesia Agora exibe trabalhos de mais de 500 poetas contemporâneos e permanece em cartaz no espaço até 6 de agosto.

 

 

Atividades mensais:

 

Foto: Divulgação

A programação também apresenta atividades que ocorrem mensalmente, incluindo a ação Você gosta de poesia?. A atividade ocorre todas as sextas do mês de julho, das 10h às 20h, e incentiva o público a redigir um poema e deixa-lo nos varais existentes no Espaço de Leitura. A proposta é que cada um deixe um poema e leve outro, num gesto de troca e continuidade.

 

Durante todos os sábados, das 14h às 15h, e domingos, das 15h às 16h, são promovidos os ateliês criativos, atividades para as quais os visitantes são convidados depois de apreciarem as exposições em cartaz, estimulando sua criatividade. Enquanto isso, as ações de galeria proporcionam experiências educativas, reflexivas e sensoriais ao público espontâneo que passa pela CAIXA Cultural, de terças às sextas-feiras, nos intervalos de 11h às 12h; 13h às 14h; 17h às 18h e 19h às 20h.

 

O programa CAIXA Gente Arteira tem, como objetivo, explorar diversas linguagens artísticas, possibilitando ao público a experimentação prática e teórica sobre artes visuais, música e dança, através de oficinas, vivências e bate-papos. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo telefone (21) 3980-4898 e pelo e-mail agendamento@gentearteirarj.com.br.

 

 

Programação Julho:

 

Minicurso sobre acessibilidade, inclusão e diversidade

Com: Renata Andrade, especialista em Universal Design e Gestão inclusiva da Diversitas Soluções Inclusivas

Data: 26, 27 e 28 de julho (quarta, quinta e sexta-feira)

Horário: de 18h30 às 20h30

Local: Cinema 1

Classificação indicativa: 18 anos

 

Roda de Conversa Gente Arteira – O corpo nos espaços expositivos: uma leitura pelo viés educativo

Data: 22 de julho (sábado)

Horário: das 15h às 17h

Local: Sala Margot

Classificação indicativa: 18 anos

 

Bate-papo Diálogos entre poesia e literatura

Data: 27 de julho (quinta)

Horário: das 19h às 20h

Local: Cinema 1

Classificação indicativa: Livre

 

Serviço:

Programa educativo CAIXA Gente Arteira

Entrada franca

Ateliê Criativo: sábados, das 14h às 15h; e domingos, das 15h às 16h

Você gosta de poesia?: sextas-feiras, das 10h às 20h

Ações de galeria: de terça a sexta-feira, de 11h às 12h; 13h às 14h; 17h às 18h e 19h às 20h.

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Classificação Indicativa: a partir dos 5 anos

Agendamento e informações: (21) 3980-4898 | agendamento@gentearteirarj.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *