Nesta quinta Ana Maria Machado bate um papo sobre literatura infantil na TV Brasil

A jornalista, professora e escritora Ana Maria Machado é a convidada do escritor Raphael Montes no Trilha de Letras, ao ar às 21h30 de quinta (6), pela TV Brasil

 

Foto: Divulgação

A escritora conta que seu contato com crianças ao longo da vida tornou a literatura infantil um caminho natural. E relembra o contato com leitores mirins, em palestras e eventos. “O que a humanidade tem em comum é maior do que aquilo que tem de diferente, que separa”, observa. E acrescenta que as perguntas feitas por estudantes são muito semelhantes em diferentes continentes, com realidades sociais distantes. “Claro que há diferenças também. Mas as diferenças são muito mais individuais do que coletivas.”

Entre os assuntos do programa, estão ainda o prestígio de que goza a literatura infantil no Brasil em relação ao panorama internacional, o número crescente de leitores no Brasil e a importância dos prêmios literários.

(Um prêmio) aquece o coração. A gente precisa de um reconhecimento desse tipo. Todo artista precisa. Mas o dançarino e o ator, entre outros, recebem o aplauso na hora”, explica a escritora.

O Trilha de Letras desta semana conta com depoimentos do cartunista e escritor Ziraldo, da escritora Claudia Nina e do booktuber Humberto Cozo Jr.

Com mais de 80 títulos traduzidos em 20 idiomas ao longo de 40 anos, Ana Maria Machado conquistou diversos prêmios literários, como o Machado de Assis (da ABL), o Machado de Assis para romance (da Biblioteca Nacional), três Jabutis, o Casa de Las Americas (Cuba), e o internacional Hans Christian Andersen, pelo conjunto de sua obra infantil.

Serviço:

Trilha de Letras recebe Ana Maria Machado

Quinta-feira, 6 de julho, às 21h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.