Fibra desenvolvida pela Monthal, usa sobras de tecidos e ‘Loucos por Lingerie’ lança novo calendário durante a Fevest Festival 2017

Ação social Fevest 2017
Foto: Divulgação

 

 

A Fevest Festival 2017 (Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima), que acontece de 5 a 9 de julho, no Nova Friburgo Country Clube, Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, promoverá mais uma ação social. Desta vez, será em parceria com o projeto ‘Loucos por Lingerie’, grupo de Nova Friburgo criado por amigos de diferentes áreas profissionais ligadas à moda íntima, em função de pessoas que vivem fora dos holofotes e do mundo fashion. Ainda contará com Monthal, empresa que também participa da Fevest Festival 2017, não só é uma marca conhecida no mercado pela qualidade em design, conforto e inovação de seus produtos, mas também por se preocupar em preservar o meio ambiente e realizar trabalhos sociais no seu entorno.

 

 

 

A entidade beneficiada com a ação ‘Loucos por Lingerie’ (venda do calendário) deste ano será o Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje). Fundado em 14 de julho de 1929, com o propósito de amparar moradores de rua, se tornou uma das instituições filantrópicas mais antigas e importantes da cidade

 

A cada ano é escolhido um grupo, ONG ou instituição que atue em Nova Friburgo com causas sociais, ações pontuais e campanhas publicitárias, envolvendo o universo da lingerie e o polo de moda íntima da região, para arrecadar fundos com a comercialização de um pequeno calendário de mesa. O calendário aborda questões sociais delicadas e urgentes através de fotografias artísticas e seu lançamento ocorrerá durante a Fevest. Toda a campanha é desenvolvida e executada por profissionais da cidade e empresas do polo. O projeto conta com o suporte técnico e financeiro do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest) e do Conselho da Moda/Firjan, além do apoio da empresa organizadora do evento e de todas as empresas e pessoas que aderiram à causa e se tornaram ‘Loucos por Lingerie’.

 

Tema do calendário de Nova Friburgo é inspirado em música do Legião Urbana

                                                                                                                                             

O tema escolhido para o calendário 2018 de Nova Friburgo, em homenagem aos 200 anos de aniversário da cidade, foi ‘Tempo Perdido’, inspirado na música de Legião Urbana, um dos sucessos da banda. O objetivo principal é fazer uma reflexão sobre a passagem do tempo, a beleza da juventude, a sabedoria do presente e o futuro da terceira idade. 

 

“Todos os dias quando acordo. Não tenho mais. O tempo que passou… Temos nosso próprio tempo… ”, Legião Urbana

 

A ideia do projeto de produção da Monthal, foi reconstruir as peças com a ajuda de empresas do polo, em parceria com o Senai Espaço da Moda, e fotografar modelos jovens usando os figurinos (roupas de baixo e lingeries) que marcaram as épocas mais importantes da história da região nesses 200 anos. A marca ficou entre os três finalistas ao Prêmio Nacional de Inovação, uma iniciativa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae, para reconhecer as melhores iniciativas em processos e em gestão da Inovação no Brasil. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 26 de junho, e quatro mil empresas de todo Brasil se inscreveram para participar da premiação.

 

Projeto inédito ficou entre os três primeiros colocados da Categoria Processos do Prêmio Nacional de Inovação

 

O projeto que concorreu ao prêmio foi batizado de  e desenvolvido pelo gerente de produção da Monthal, Felipe de Souza. Depois de todo reaproveitamento do tecido na confecção, ainda havia sobra, que ia para o lixo. Através de muita pesquisa e estudo, Felipe desenvolveu uma fibra sólida, proveniente de um processo químico utilizando o tecido sintético.

 

“O desenvolvimento dessa fibra é inédito e foi tema do meu TCC no curso de pós-graduação “, disse Felipe

 

E um desses meios é a criação de uma máquina que transformará a mistura química em anéis, pulseiras e o que mais a imaginação permitir, utilizando formas. “Temos planos ousados para futuro. Empoderar mulheres, através da criação de uma nova cadeia de produtiva, gerando empregos. Como estamos localizados no interior do Rio de Janeiro, em uma área rural, vemos que várias mulheres ficam ociosas, enquanto seus maridos trabalham no campo. Com a máquina conseguiremos levar trabalho para estas mulheres, criando produtos que elas gostam e veem no dia a dia”, revela Felipe. 

 

“Almejamos para o futuro alcançar escala de produção também através de mobiliário e peças para construção civil” disse Felipe 

 

 

 

Monthal
Foto: Divulgação

Com a fibra podendo ser usada em tantos setores e com tantas finalidades e, principalmente, por tratar-se de um processo que transforma resíduos sem utilização em novos materiais ou produtos, criando uma nova finalidade a eles, o projeto Reboard conta com o apoio da Rhodia, que produz a fibra usada na fabricação do tecido sintético.

A Fevest é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, Nova Friburgo Country Clube,, Abit, ; e organização da Teia de Eventos.

 

 

 

FEVEST FESTIVAL 2017 – Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima 

Data: 5 a 9 de julho de 2017

Horário: 13h às 20h

Local: Nova Friburgo Country Clube

Endereço: Av. Conselheiro Julius Arp, 140 – Nova Friburgo – RJ

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *