Exposição de Mandalas de Ricardo Sepúlveda em Cabo Frio

 “Produzi em papelmandalas planas, cônicas, parabólicas e agora uma serie de elípticas, baseado no conceito geométrico de que um círculo é uma elipse especial. Mas, principalmente, por causa da minha observação do maior relaxamento do meu olhar ao contemplar a mandala elíptica, que apresento pela primeira vez nesta exposição” A4 e A3”

 

 

Foto: Divulgação

 

 

Quarta-feira, 5 de julho, às 18h, a mostra “Mandalas” do artista plástico Ricardo Sepúlveda será inaugurada no Espaço Cultural Cereall Gourmet, onde ficará aberta ao público até o dia 31 deste mês, das 9h às 19h, de segunda a sábado. A entrada é franca.

 
“Não sei exatamente quando adquiri o gosto por fazer mandalas; mas tenho certeza que meu interesse cresceu muito depois de ter feito, há alguns anos, o curso de Leitura Vibracional com Sandra Luz”

 

Nascido no Chile em 1941, a trajetória existencial de Ricardo passou pela Noruega, Estados Unidos, Espanha e Alemanha, até fixar-se em Cabo Frio onde reside atualmente. Já no Brasil, em 1979 ingressou na icônica Escola de Artes Visuais do Parque Laje, no Rio de Janeiro; fez oficinas de desenho com Roberto Magalhães, Astrea El-Jaik e Rubens Gershman; escultura com Haroldo Barroso, João Grilló, e Jaime Sampaio; e fotografia com Annie Moffit.

Com expressiva participação em mostras coletivas e individuais no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, entre outras cidades, Ricardo se destaca pela originalidade de suas obras e o esmero de seu inspirado trabalho, frutos da sua formação artística com renomados mestres que moldaram a sua versatilidade criativa. Em setembro de 2016 inaugurou a Exposição “Entre Tubarões e Embarcações”, no MART – Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, com esculturas criadas por elaborados recortes em folhas de papel Kraft.

 

“Para a primeira serie usei, como imagens, fotos de tampinhas de garrafas por mim recicladas, que acredito foram minhas primeiras mandalas metálicas; pequenas, mas com alto simbolismo e comunicabilidade no mundo contemporâneo

 

Agora, em mais uma fase, volta-se para a ‘mandala’, palavra sânscrita que significa ‘círculo’, símbolo de integração, harmonia e concentração de energia. Ricardo está em boa companhia. O psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung, fundador da psicologia analítica, também se sentiu atraído pelas mandalas, cujo simbolismo estudou e descreveu em importantes trabalhos. 

 

 

*Evento gratuito*

Contribuição de 2 kg de alimentos não perecíveis para o GAI – Grupo de Apoio aos Idosos de Cabo Frio.

Espaço Cultural Cereall Gourmet

Rua José Bonifácio, 28, Centro, Cabo Frio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *