Gabinete de Leitura Guilherme Araújo presta homenagem aos 50 anos da Tropicália

Foto: Helena Mocagatto

Nos dias 21 e 22 de junho (quarta e quinta-feira), a partir das 19h30, acontece a quinta etapa do ciclo de encontros “Somos Tropicália – 50 anos do movimento“, no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo, em homenagem aos 50 anos da Tropicália: as surpreendentes e eletrificadas apresentações de Caetano Veloso e Gilberto Gil no Festival da TV Record em 1967 são consideradas o marco inicial do movimento na música, que se consolidou com a gravação de “Tropicália Ou Panis Et Circenses”, álbum-manifesto lançado no ano seguinte.

Para esta edição de junho, o projeto tem como participantes a cantora, compositora e atriz Mari Blue, o cantor e compositor João Bernardo, o percussionista e compositor Lourenço Vasconcellos e o músico Marcelão de Sá. Para esta celebração poético-musical inédita, os artistas foram convidados a montar um roteiro no qual interpretarão alguns clássicos da Tropicália como “Alegria, Alegria”, “Panis et Circensis”, “Coragem Pra Suportar”, e outras famosas canções lançadas bem depois do movimento mas que preservam o espírito tropicalista como “Haiti”. Isso sem deixar, é claro, de incluir obras autorais que se inspiram ou conversem com as influências do movimento.

E também, antes do início do show, o músico Marcelão de Sá fará uma apresentação na qual mostrará pérolas tropicalistas escondidas do grande público, colocando na vitrola alguns dos vinis da sua coleção pessoal, verdadeiras raridades. Entre eles, álbuns de bandas como Liverpool, Equipe Mercado, Os Brazões, e o igualmente raro Caetano Veloso e Os Mutantes Ao Vivo no Bar Sucata!

 

Fan Page: www.facebook.com/somostropicalia/

Evento: www.facebook.com/events/174187333116941/

 

Links dos artistas:

www.maribluemusic.com/

www.facebook.com/joao.bernardo.129

www.facebook.com/marcelo.cardoso.1466

 

Serviço

Gabinete de Leitura Guilherme Araújo

SOMOS TROPICÁLIA – 50 anos do movimento

Junho: Pocket-show com Mari Blue, João Bernardo, Marcelão de Sá e Lourenço Vasconcellos / apresentação de músicas e vinis raros do período tropicalista por Marcelão de Sá

Dias 21/06 (4ª-feira) e 22/06 (5ª-feira)

A partir das 19h30

Rua Redentor, 157 Ipanema

Tel infos. 21-2523-1553

Entrada: R$ 1,00

Lotação: 60 lugares

Classificação: livre

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: