Uniabeu presta Serviço de Psicologia para os idosos

A leitura e a prática de jogos com palavras servem para aumentar o vocabulário, e adiam o aparecimento dos sintomas da demência na fase de envelhecimento da pessoa

 

Foto: Divulgação

O Serviço de Psicologia da Uniabeu faz atendimento para melhorar a qualidade de vida do idoso, o objetivo é melhorar do desempenho deles nas atividades da vida cotidiana e estimular as funções cognitivas. A professora do curso de graduação em Psicologia Camila de Assis Faria, está despertando a atenção no Serviço de Psicologia Aplicada do Centro Universitário Uniabeu (SPA/Uniabeu), de segunda-feira a sábado com o projeto “Grupo de estimulação cognitiva para idosos”.

De acordo com a professora Camila, o objetivo do projeto é promover a melhora do desempenho de idosos nas atividades da vida diária e em tarefas de memória, atenção, funções executivas e linguagem. Contando com o envolvimento de dez alunos do 10º período de Psicologia, Faria conta que a ideia é atender, por semestre, cerca de 50 idosos no SPA.

 

“A estimulação das funções cognitivas pode adiar o aparecimento dos sintomas da demência e melhorar a qualidade de vida e autonomia do idoso”

 

Os idosos são submetidos a testes neuropsicológicos antes e após a participação no grupo de estimulação cognitiva. A professora diz que aplicam testes de memória, atenção, funções executivas, fluência verbal, funcionamento cognitivo global do idoso e escalas de atividades da vida diária.

 

 
“O declínio da memória é uma das queixas mais frequentes no envelhecimento”

 

Cada vez mais a população idosa cresce no mundo inteiro e diante desse quadro, a preocupação com o aumento do número de pessoas com perda de memória tende a crescer. “Os idosos com déficit na memória ou em outras funções cognitivas podem apresentar dependência para a realização de tarefas da vida diária”, destaca Faria.

A professora explica que para diminuir as falhas de memória e atenção, e melhorar a autonomia e qualidade de vida é recomendado que o idoso busque orientação e participe do “Grupo de estimulação cognitiva para idosos”. “Sob a minha supervisão, os alunos de Psicologia vão realizar atividades de planejamento e resolução de problemas para a estimulação das funções executivas.

 

“Faremos também treinamento de estratégias de memorização e dinâmicas com jogos que estimulem a atenção”

 

Participar do “Grupo de estimulação cognitiva para idosos” é simples. Basta fazer a inscrição através do site da Uniabeu no link http://www.uniabeu.edu.br/cadastrospa.php, colocando entre parêntese estimulação cognitiva para idosos, ou ligar para 2104-0468. Os atendimentos acontecem com hora marcada e em salas preparadas de acordo com as normas do Ministério da Educação e do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Pelo serviço, é cobrada apenas uma taxa administrativa simbólica, mas há possibilidade de isenção.

 

Serviço:

 

Grupo de estimulação cognitiva para idosos

Local: Serviço de Psicologia Aplicada da Uniabeu

Endereço: Rua Itaiara, 301, Centro, Belford Roxo

Inscrição: http://www.uniabeu.edu.br/cadastrospa.php 

Telefone: 2104-0468

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *